Brasilianismo

Na mídia estrangeira, Neymar ofusca vitória de Temer contra investigação

Daniel Buarque

Transferência de Neymar é a principal notícia da área de esportes no site do ''Guardian''

A notícia da vitória de Michel Temer na votação sobre a denúncia de corrupção contra ele Câmara dos Deputados foi ofuscada por um outro brasileiro na imprensa internacional.

Ao menos durante a votação na Câmara e nos momentos imediatamente após os deputados decidirem poupar o presidente, os principais veículos da imprensa internacional praticamente ignoravam o que acontecia na política brasileira.

O Brasil só aparecia com destaque nas páginas de grandes jornais estrangeiros como o ''Guardian'', o ''Le Monde'' e o ''New York Times'' por conta da transferência de Neymar para o PSG.

Ao contrário do que aconteceu durante a votação do impeachment de Dilma Rousseff, quando a imprensa internacional acompanhou a votação do Congresso em tempo real e publicou várias notícias urgentes sobre o caso, a decisão sobre Temer teve reação morna na mídia do resto do mundo.

 

Reportagem publicada antes da votação na Câmara indicava chances de Temer se livrar de denúncia

É verdade, entretanto, que críticas à Câmara dominaram redes sociais, e ''Investiguem Temer'' ficou horas como o tema mais falado no Twitter.

Além disso, muitos veículos haviam publicado reportagens apresentando a votação, mas muitos já indicavam a provável vitória do presidente. Sem surpresas, o caso será tratado normalmente no noticiário e análises no resto do mundo, mas sem tratamento urgente.

Antes mesmo de análises estrangeiras mais aprofundadas sobre a vitória de Temer, é fácil perceber que a decisão não vai ser positiva para a imagem do Brasil.

Apesar de evitar criar uma incerteza política ainda maior no país (e de facilitar a aprovação de reformas defendidas pelo mercado internacional), a manutenção do presidente sob sérias acusações indicam o enfraquecimento da luta contra a corrupção no Brasil, apontando para um sistema político quebrado e incapaz de funcionar.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil