Topo

Blog do Brasilianismo

Imagem do Brasil não tem como sair bem de 'pesadelo' de voto contra Temer

Daniel Buarque

01/08/2017 20h09

Imagem do Brasil não tem como sair bem de 'pesadelo' de voto contra Temer

"Pesadelo" é o termo usado pelo jornal britânico "The Guardian" para descrever a situação política do Brasil nesta semana, quando o país pode "remover o segundo presidente do poder em um ano", diz.

O cenário desolador se vê não pelo risco de saída de Michel Temer da Presidência, mas pela ausência de um cenário bom para o país a partir da votação da denúncia contra ele.

Se Temer sair vitorioso, a imagem de impunidade para a corrupção no Brasil sairá reforçada. "E a persistente nuvem de corrupção que persiste sobre os líderes políticos do Brasil se prolongará", avalia a publicação de Londres.

Se, ao contrário, o presidente for afastado, a imagem de instabilidade política do Brasil se consolidará nos olhos do resto do mundo.

"O tumulto político se tornou o novo normal no Brasil", diz uma análise publicada no site "Open Democracy". "Os brasileiros estão ficando acostumados a ver seus presidentes envolvidos em problemas legais", complementa.

Como esperança de mínimo resultado menos catastrófico para a imagem do Brasil, há também duas opções.

Existe a possibilidade de o mercado internacional reagir positivamente à manutenção de Temer no governo (e a maior probabilidade de aprovação de mais reformas, como a da Previdência), mesmo que isso signifique ignorar escândalos de corrupção.

Por outro lado, mais positivo no longo prazo, analistas do resto do mundo têm elogiado a luta do Brasil contra a corrupção, e pode haver uma reação mais positiva para o país aos olhos dos estrangeiros, mesmo que isso signifique um novo mergulho na incerteza política.

Ter chegado a esta situação já tem um grave impacto sobre a forma como o Brasil é visto no resto do mundo. O país, e sua reputação internacional, não têm como sair ganhando.

Nem mesmo a reação popular, que demonstraria a mobilização dos cidadãos contra a corrupção e o caos político, é esperada por observadores externos.

"Há pouco apetite para uma nova rodada de protestos nas ruas como os que ajudaram a tirar Dilma Rousseff do poder", diz o "Guardian".

O cenário imediato é de perda certa, sem perspectiva de recuperação no curto prazo.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo