Topo

Blog do Brasilianismo

Julgamento de Lula vai determinar o futuro do Brasil, diz agência americana

Daniel Buarque

07/07/2017 18h46

Julgamento de Lula vai determinar o futuro do Brasil, diz agência americana

O nome e a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiveram fortemente ligados à expansão da reputação do Brasil pelo mundo ao longo da primeira década do século 21. Enquanto o governo de Michel Temer se afunda em crises e escândalos e a eleição de 2018 começa a se aproximar, analistas estrangeiros começam a avaliar as chances de Lula voltar a ser presidente e a especular sobre o tipo de governo que ele faria.

Esta tendência fica evidente em um artigo publicado pela agência norte-americana de inteligência e geopolítica Stratfor. "O Brasil pode trocar um escândalo presidencial por outro", diz o título da análise, sobre essa possível volta do ex-presidente petista ao poder.

Para a Stratfor, o resultado do julgamento de Lula, e sua presença ou ausência na política brasileira, vai ser um fator determinante para o futuro do Brasil.

A análise indica que Lula é atualmente o candidato com mais chances de chegar à Presidência, mas o caminho é difícil, e seu novo governo seria marcado pelos mesmos problemas legais e morais que afetam o de Temer atualmente.

"Uma Presidência de Lula significaria que mais um presidente brasileiro estaria sob investigação de corrupção. E a luta que Temer enfrenta oferece um claro exemplo do que Lula enfrentaria como presidente", diz. "O Brasil continuaria em um estado de incerteza política."

A Stratfor usa tom bastante crítico em relação ao ex-presidente, mas reconhece que, apesar das investigações contra ele, Lula conquistou "reputação entre brasileiros de garantir estabilidade financeira. Na cabeça de muitos, Lula é o presidente que diminuiu a desigualdade e o desemprego".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo