Topo

Blog do Brasilianismo

Deu na 'Forbes': Para investidores estrangeiros governo Temer nunca erra

Daniel Buarque

14/06/2017 07h20

Deu na 'Forbes': Para investidores estrangeiros, Temer nunca erra

Não importa o tamanho da crise política, das denúncias ou da ameça imposta pela Justiça, para os investidores internacionais de olho no Brasil, o presidente Michel Temer nunca está errado.

"O presidente Temer deixou sindicatos, ativistas progressistas e celebridades com medo de que a democracia tenha sido 'usurpada' por um golpe de direita nojento e misógino. O céu parece estar estar desabando. E, no entanto, Wall Street nem se importa", diz uma reportagem publicada no site da revista de economia "Forbes".

"Apesar de toda a crise política, investidores não estão assustados", complementa, comparando a situação do Brasil à dos EUA sob Donald Trump.

Um dos motivos para esta confiança no presidente, segundo investidores ouvidos pela revista, é a crença de que Temer continua levando adiante as reformas econômicas que o mercado acha necessárias para o Brasil.

"Dinheiro estrangeiro está sendo investido no Brasil mesmo que a situação pareça negativa. Esta é uma situação bem diferente do que acontecia na crise do ano passado, em torno Dilma Rousseff. Ela acabou sendo cassada por uma questão técnica. (…) Quando ficou claro que os dias de Dilma no governo estavam contados, o Brasil disparou. Ele foi o país com melhor desempenho no ano passado entre os BRICs, um dos melhores mercados de ações para ganhar dinheiro em 2016", diz.

Um dos investidores entrevistados pela "Forbes" foi o gestor americano especialista em mercados emergentes Mark Mobius, da Franklin Templeton. "Achamos que o Brasil está no caminho para o crescimento no próximo ano", disse Mobius, que frequentemente defende investimentos no país mesmo em meio às recentes crises.

Segundo a revista, ele acredita que o movimento anti-corrupção no Brasil vai gerar mudanças no governo para evitar novos problemas fiscais no futuro.

A revista ressalta ainda que o otimismo dos investidores tem se confirmado recentemente, com aparente melhora da economia brasileira.

Segundo a reportagem, apesar de não se abalar com as crises, os investidores estão acompanhando de perto o que acontece no Brasil. "O destino de Temer interessa aos mercados porque as reformas econômicas dependem do seu capital político."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo