Topo

Blog do Brasilianismo

Lava Jato não afeta mais mercado, e Brasil crescerá, diz gestor americano

Daniel Buarque

21/02/2017 17h01

Lava Jato não afeta mais mercado, e Brasil crescerá, diz gestor americano

O impacto da Operação Lava Jato e dos escândalos de corrupção na economia do Brasil chegou ao fim, e o país deve começar a se recuperar rapidamente da recessão, segundo o especialista norte-americano em mercados emergentes Mark Mobius, da Franklin Templeton.

Mobius avaliou a situação do país durante palestra em São Paulo, e suas declarações foram publicadas pelo "Wall Street Journal" e pelo site "Market Watch". Segundo ele, a economia do Brasil deve crescer 0,5% neste ano, mas pode ter um crescimento de até 5% em 2018.

Mobius diz administrar investimentos no valor de US$ 1,2 bilhão no Brasil. Ele é um comentarista frequente na mídia internacional, analisa a posição do Brasil no mercado global e já declarava otimismo com a economia brasileira desde setembro do ano passado.

Em entrevista à revista de economia "Forbes", ele avaliou a situação do Brasil e disse acreditar que o país tenha potencial de melhorar depois da saída de Dilma e as declarações iniciais de Temer.

"Acho que é uma boa notícia que eles tenham se comprometido em manter os programas sociais. Foi uma decisão política muito astuta. Sei que Temer não é muito popular, mas se prender a esses programas, como o Bolsa Família… isso é muito bom", disse.

Antes disso, em março, quando crescia a possibilidade de impeachment, Mobius avaliava que o mercado internacional estava excessivamente otimista com a possibilidade de Temer se tornar presidente.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo