Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil cai 4 posições em ranking 'bom país', de contribuições para o mundo

Daniel Buarque

03/05/2017 07h37

A grave crise política e profunda recessão fizeram o Brasil cair quatro posições no ranking Good Country Index— o índice do bom país.

Depois de estrear na 49ª posição em 2015 e subir para o 43º lugar no ano passado, o Brasil voltou a cair e agora está em 47º no índice que avalia a contribuição de cada país para o planeta. A atualização está disponível no site do índice, por mais que ainda não tenha sido divulgada uma edição nova completa dos dados do ranking –a última atualização havia sido divulgada em junho de 2016.

O Good Country Index foi criado por Anholt após anos de estudos sobre reputação e imagem internacional dos países. Sua intenção era medir não apenas a imagem, mas o quanto cada país do mundo de fato é "bom" para o mundo. O Índice avalia a contribuição de cada nação para além das suas fronteiras, buscando descobrir o país que mais contribui para o bem da humanidade a partir de informações de 35 bancos de dados da ONU.

O índice avalia 163 nações em ciência e tecnologia, cultura, paz e segurança, ordem mundial, ambiente, prosperidade e igualdade, saúde e o bem estar do planeta. A ideia não é entender o quanto o país é bom para seus próprios cidadãos, mas o quanto eles são bons para o mundo todo.

Apesar na queda no índice, a avaliação do Brasil em cada um dos sete quesitos que formam o índice manteve-se muito parecida entre 2016 e 2017.

A classificação brasileira em cada quesito do índice 

O país manteve a 33ª posição em sua contribuição para a questão ambiental do planeta e o 42º lugar em contribuições à ordem mundial. Manteve ainda o 98º lugar no ranking de contribuições para a ciência e tecnologia globais e continua perto do último lugar, 158º, em contribuições para a prosperidade e igualdade. Ficou na mesma 32ª posição em contribuições para a saúde e bem estar internacionais, e a 37ª em contribuições para a paz e a segurança globais.

A queda no índice geral se deu basicamente porque o Brasil caiu da 49ª para a 63ª posição em contribuições para a cultura global –único item que apresentou mudança.

O dado geral negativo consolida a decadência do país em uma perspectiva global e ressalta uma crítica internacional feita pelo criador do ranking, o consultor britânico Simon Anholt. Segundo ele, o ranking indica que o Brasil tem uma imagem internacional melhor do que merece.

Para Anholt, a má classificação do Brasil contrasta com o quanto o país é bem visto no resto do mundo (costuma ficar em torno da 20ª colocação em rankings de reputação), apesar de não contribuir tanto para o planeta.

"O Brasil poderia contribuir muito mais para o mundo, ser mais aberto e ter maior colaboração internacional", disse Anholt, em entrevista ao autor deste blog Brasilianismo.

Assim como em 2016, Suécia, Dinamarca e Holanda são os três países que mais contribuem para o planeta, segundo o GCI. Nos últimos lugares do ranking, a República Centro Africana (ultrapassada pela Mauritânia), Guiné Equatorial e a Líbia aparecem como países que menos contribuem para o resto do mundo.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo