Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil tem melhora de classificação em ranking do 'bom país'

Daniel Buarque

03/06/2016 18h51

Brasil tem melhora de classificação em ranking do 'bom país'

Brasil tem melhora de classificação em ranking do 'bom país'

Mesmo em meio a um de seus momentos mais críticos em décadas, com grave crise política e profunda recessão, o Brasil subiu da 49ª para a 43ª posição no ranking do Good Country Index – o índice do bom país.

O dado foi divulgado nesta semana, poucos dias depois de o criador do ranking, o consultor britânico Simon Anholt, falar sobre este seu projeto de política externa por um desenvolvimento global.

Leia também: Brasil tem imagem internacional melhor do que merece, diz Simon Anholt

Apesar da melhora no ranking, a avaliação indica piora do Brasil em vários dos itens usados como referência. O país caiu da 5ª para a 33ª posição em sua contribuição para a questão ambiental. Saiu do 37º lugar para o 42º em contribuições à ordem mundial, manteve o 49º em contribuições para a cultura, caiu ainda do 75º lugar para o 98º no ranking de contribuições para a ciência e tecnologia globais, e, por fim, manteve-se perto do último lugar, 158º, em contribuições para a prosperidade e igualdade.

Uma das maiores melhoras foi em contribuições para a saúbe e bem estar internacionais, passando do 52º lugar para o 32º. Outro ponto de avanço foi em contribuições para a paz e a segurança globais, em que subiu da 83ª posição para a 37ª.

Depois de passar décadas trabalhando estudos sobre reputação e imagem internacional dos países, Anholt desenvolveu o índice para medir o quanto cada país do mundo é "bom". O Good Country Index avalia a contribuição de cada nação para além das suas fronteiras. Seu projeto visa descobrir o país que mais contribui para o bem da humanidade a partir de informações de 35 bancos de dados da ONU.

O índice avalia 163 nações (na edição anterior eram 125) em ciência e tecnologia, cultura, paz e segurança, ordem mundial, ambiente, prosperidade e igualdade, saúde e o bem estar do planeta. A ideia não é entender o quanto o país é bom para seus próprios cidadãos, mas o quanto eles são bons para o mundo todo.

O interessante é que as crises também não afetaram a imagem internacional do Brasil, que continua avaliada em torno da 20ª colocação nos principais rankings internacionais.

Na entrevista concedida ao blog Brasilianismo, Anholt avaliou a situação do Brasil no ranking, que é pior que a avaliação dele em índices que medem reputação e admiração internacionais.

"O Brasil aparenta ter uma reputação melhor de que merece", disse.

"O Brasil poderia contribuir muito mais para o mundo, ser mais aberto e ter maior colaboração internacional", disse Anholt, em entrevista publicada pela "Folha de S.Paulo".

O ranking mais recente também mudou a classificação no topo da lista. Suécia, Dinamarca e Holanda são os três países que mais contribuem para o planeta, segundo o GCI. Mauritânia, Guiné Equatorial e Líbia estão nos três últimos lugares.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo