Topo

Blog do Brasilianismo

Operação Lava Jato ajuda a projetar soft power do Brasil, diz pesquisador

Daniel Buarque

08/02/2017 16h20

Lava Jato ajuda a protejar soft power do brasil

Lava Jato ajuda a protejar soft power do brasil

A luta contra a corrupção representada pela Operação Lava Jato está ajudando a projetar internacionalmente o soft power do Brasil, segundo o pesquisador e colunista da "Folha" Marcos Troyjo.

"Nesta semana, em debates na Universidade Columbia e na New School, em Nova York, a grande maioria dos acadêmicos, formadores de opinião e tomadores de decisão no campo econômico demonstrou entendimento de que a Lava Jato é mais do que motivo de orgulho para os brasileiros. É importante ferramenta para o Brasil nivelar sua capacidade de competir internacionalmente", diz, em artigo publicado nesta quarta (8).

Troyjo é economista, diplomata e cientista social, e dirige o BRICLab da Universidade Columbia em Nova York. Segundo ele, o movimento de combate à corrupção no país pode servir como modelo de mudança de paradigma no âmbito da economia política mesmo de nações industriais mais avançadas.

"O Brasil sinaliza que, quando o assunto é corrupção, muitas instituições, com apoio da maioria de seus cidadãos, estão fazendo a lição de casa. Isso inspira, e portanto influencia, outros países. Liderar pelo exemplo —eis a essência do soft power", avalia.

A análise de Troyjo encontra paralelo em uma série de reportagens, artigos e estudos publicados no resto do mundo aplaudindo os avanços do país na luta contra a corrupção.

O mais recente relatório anual da ONG Transparência Internacional sobre percepções de corrupção no mundo, por exemplo, diz que 2016 foi um bom ano para a luta contra a corrupção no Brasil e no restante da América Latina.

"Os ricos e poderosos foram colocados cada vez mais sob os holofotes", diz o texto, elogiando os avanços da investigação sobre corrupção na Petrobras e indicando melhora da luta contra a corrupção do país sob os olhos estrangeiros.

Ainda assim, o país caiu três posições no ranking global da Transparência, ficando no 79º lugar entre as 176 nações avaliadas (um aumento de participantes em relação a edições anteriores).

A Transparência Internacional vem acompanhando as investigações sobre corrupção no Brasil e premiou a Lava Jato em dezembro com o Prêmio Anti-Corrupção de 2016.

De forma semelhante, Susan Rose-Ackerman e Paul F. Lagunes, dois pesquisadores americanos especialistas em transparência publicaram um artigo defendendo que o Brasil está vencendo a luta contra a corrupção.

"Sociedades precisam lutar contra a influência e poderosos atores econômicos para defender o interesse público. A rede de brasileiros expondo, processando e sentenciando políticos corruptos mergulhados no mar de lama incorpora este ideal", dizem os autores em um texto publicado no site "The Conversation".

A avaliação também se alinha ao que declarou o editor americano Brian Winter em entrevista ao blog Brasilianismo. "Podemos estar vendo [na atual crise] as dores de um avanço qualitativo na aplicação das leis, o que toda democracia precisa enfrentar", disse.

Apesar de a luta contra a corrupção ajudar a projetar o país internacionalmente, as crises atrapalham o Brasil, que caiu uma posição no ranking internacional de soft power, o "poder brando" ou "poder de convencimento", de acordo com o mais recente relatório anual sobre o tema divulgado pela consultoria britânica Portland.

O termo "soft power" foi criado pelo cientista político norte-americano Joseph Nye na década de 1980. Ele faz referência a uma nova modalidade de influência em relações internacionais, mais relacionada à capacidade de convencimento por argumentos de que pela força. Por esta teoria, não basta a um país ter poder militar e bélico para ser uma potência internacional, mas é preciso cativar "corações e mentes" e convencer outros países a agirem em parceria de forma pacífica.

A avaliação mede a capacidade de alcançar objetivos em relações internacionais de forma pacífica e com base no convencimento de outros países. Segundo a pesquisa, o Brasil é o 24º país com mais soft power, e alcançou 47,69 pontos, um a mais do que os 46,63 registrados no ano anterior.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo