Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil está vencendo a luta contra a corrupção, dizem especialistas dos EUA

Daniel Buarque

03/02/2017 14h47

Brasil está vencendo a luta contra a corrupção, dizem especialistas dos EUA

Brasil está vencendo a luta contra a corrupção, dizem especialistas dos EUA

Apesar da perda trágica do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, e do seu impacto no processo da Operação Lava Jato, há motivos para o país ter esperança, segundo pesquisadores americanos especialistas em transparência. O Brasil está vencendo a luta contra a corrupção, segundo Susan Rose-Ackerman e Paul F. Lagunes.

"Em nosso livro 'Greed, Corruption and the Modern State' (Ganância, corrupção e o estado moderno, de 2015), argumentamos que sociedades precisam lutar contra a influência e poderosos atores econômicos para defender o interesse público. A rede de brasileiros expondo, processando e sentenciando políticos corruptos mergulhados no mar de lama incorpora este ideal", dizem os autores em um artigo publicado no site "The Conversation".

Segundo eles, entretanto, este esforço seria beneficiado por reformas legais que facilitassem a luta contra a corrupção.

Lagunes é pesquisador do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Doutora em economia pela Universidade Yale e professora de ciência política, Rose-Ackerman é considerada uma das principais referências mundiais em corrupção, já escreveu nove livros sobre o tema e é afiliada à ONG Transparência Internacional.

No texto, eles traçam a história recente de forte presença de corrupção na política brasileira, mas dizem que mais recentemente houve uma mudança.

"Nenhum dos esquemas de pagamento de propinas seria conhecido hoje se promotores federais não tivessem investigado profundamente o esquema da Petrobras, permitindo que o Judiciário desafiasse a elite", dizem.

"Os próprios brasileiros e uma mídia corajosa também têm crédito pelo fim gradual da impunidade", complementam, citando cerca de 200 prisões e 80 condenações no processo contra a corrupção no país.

A pesquisadora Rose-Ackerman tem acompanhado o processo brasileiro de combate à corrupção. Durante uma passagem recente pelo Brasil, ela deu entrevista à "Folha de S.Paulo! e disse que o escândalo de corrupção na Petrobras é resultado de "uma infeliz 'tempestade perfeita' entre dois grandes incentivos para pagamentos ilícitos –grandes contratos, exclusivos, prometendo enormes lucros, e a necessidade de recursos para facilitar atividades políticas, tanto eleitorais quanto a aprovação de leis no Congresso."

No artigo, os dois estudiosos defendem que é preciso aprovar reformas para acelerar e dar mais força a esta luta contra a corrupção.

"O próximo, e mais difícil, passo seria uma reforma estrutural do sistema político brasileiro", defendem.

"Controlar a corrupção no Brasil é possível, mas o sistema requer novas regras para fazer com que políticos sejam responsabilizados e os incentivos a pagamentos corruptos sejam reduzidos."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo