Topo

Blog do Brasilianismo

Odebrecht era a máquina brasileira de pagar propina, diz 'Financial Times'

Daniel Buarque

29/12/2016 09h26

Odebrecht era uma

Odebrecht era uma "máquina brasileira de pagar propina", diz 'Financial Times'

Maior empreiteira da América Latina, a Odebrecht corre o risco de se tornar mais conhecida não por suas obras, mas pela criação de uma das maiores máquinas de pagamento de propinas da história mundial, segundo uma reportagem especial do jornal de economia "Financial Times".

O texto trata das investigações de autoridades americanas e suíças que revelaram uma operação que desviou milhões de dólares para políticos em uma dúzia de países. O foco da denúncia, diz o jornal, era um departamento da empresa voltado a pagar os subornos a políticos.

"A operação era tão sofisticada, e funcionou por pelo menos uma década desde 2001, que usava um sistema separado de computadores e emails com codinomes para os pagamentos e quem os recebiam", diz.

Segundo o "FT" a descoberta do amplo esquema de corrupção abalou o sistema político e empresarial do Brasil.

"Com muitos pagamentos feitos por sistemas bancários legítimos, o escândalo está levantando questões sobre os requerimentos e regras globais, especialmente nos países em desenvolvimento", diz.

A reportagem indica ainda que as revelações de corrupção colocam sob risco os esforços do governo de Michel Temer para estabilizar e recuperar a economia brasileira.

Segundo o "FT", apesar de mostrar um imenso problema no sistema brasileiro, o escândalo abre espaço para acelerar reformas políticas no país. "Muitos analistas argumentam que a corrupção não vai ser eliminada até que uma ampla reforma reduza os custos de campanhas políticas e diminuam os incentivos para desvios. (…) O Escândalo da Odebrecht e a investigação da Lava Jato pelo menos finalmente colocaram a necessidade dessas reformas no topo da agenda política".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo