Topo

Blog do Brasilianismo

Matthew Taylor: Corrupção no Brasil tem custo econômico e afeta democracia

Daniel Buarque

28/12/2016 09h42

Matthew Taylor: Corrupção no Brasil tem custos econômicos e e afeta democracia

Matthew Taylor: Corrupção no Brasil tem custos econômicos e e afeta democracia

A revelação de que a Odebrecht pagou propinas em mais de uma dezena de países, e sua condenação a pagar multas milionárias são uma vitória inicial da luta do Brasil contra a corrupção, e revela o tamanho dos efeitos dessa prática no país, segundo o pesquisador americano Matthew M. Taylor, professor da American University, em Washington, DC.

Em um artigo publicado no site do think tank Council of Foreign Relations, Taylor avalia que as revelações trazem à tona de forma clara os "efeitos devastadores da corrupção".

Ele divide sua análise em três áreas de impacto da corrupção: economia, políticas públicas e democracia.

Na economia, ele mostra que a empresa tinha um retorno de 360% em seus "investimentos" feitos de forma ilegal, e que o custo disso era jogado sobre competidores e contribuintes brasileiros. "Os custos econômicos indiretos são ainda maiores", diz.

Em termos de políticas públicas, Taylor diz que as revelações mostram que as empresas pagavam a parlamentares para reescreverem leis em seu favor. Esta ação "levou a distorções no funcionamento político, independente de terem ou não contribuído para a recessão", explica.

O pesquisador se debruça ainda sobre os custos da corrupção para a democracia, e alega que todo o sistema político ficou distorcido pelo pagamento de propinas.

Taylor é professor da American University, em Washington, DC. e autor de vários estudos internacionais sobre democracia e corrupção no Brasil, como "Corruption and Democracy in Brazil: The Struggle for Accountability" (Corrupção e democracia no Brasil: a luta por fiscalização), e "Judging Policy: Courts and Policy Reform in Democratic Brazil" (Julgando política: Tribunais e reforma política no Brasil democrático).

Ele acompanha de perto a política brasileira e avalia a situação da democracia brasileira em artigos e textos de opinião publicados pelo Council of Foreign Relations.

Com impactos tão generalizados da corrupção sendo revelados neste fim de 2016, Taylor se diz surpreso com a reação amena dos brasileiros às revelações de corrupção "talvez refletindo a exaustão após dois anos de revelações de corrupção a conta gotas", diz no artigo no CFR.

"É mais provável, entretanto, que a reação calma dos brasileiros apenas reflita o reconhecimento de que apesar de sua escala sem precedentes a revelação seja apenas um passo inicial no sentido de ter mais responsabilização em um longo processo", avalia, indicando que ainda devem surgir informações novas sobre corrupção no país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo