Topo

Blog do Brasilianismo

Impeachment de Dilma pode mudar relações do Brasil com o México, diz artigo

Daniel Buarque

21/11/2016 09h57

Impeachment de Dilma pode mudar relações do Brasil com o México, diz artigo

Impeachment de Dilma pode mudar relações do Brasil com o México, diz artigo

O impeachment da presidente Dilma Rousseff e a redefinição de políticas do Itamaraty sob o novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, pode implicar numa "mudança impensável" nas relações entre o Brasil e o México, segundo o jornal mexicano "El Universal".

Um artigo publicado nesta semana avalia a "complicada" relação comercial entre os dois países, e diz que as negociações eram ainda mais delicadas durante os governos do PT, mas que agora pode haver uma maior aproximação.

O texto traça as tensões registradas no começo dos anos 2000, quando o México conseguiu firmar acordos com o Uruguai, criando atritos com o Brasil por conta do Mercosul.

"A presidente destituída do Brasil, Dilma Rousseff, manteve a política de Lula em seu rechaço a abrir o Brasil e o Mercosul a tratados de livre comércio e ao novo bloco americano Ocidental, ao qual Brasília nem sequer se aproximou como observador", diz o jornal.

"A suspensão de Dilma em maio e sua destituição em agosto levaram o novo chanceler, José Serra, a redefinir o planejamento das relações exteriores do Brasil", complementa.

Com a mudança de política internacional, o Brasil e o México agora podem voltar a sentar para negociar acordos, deixando para trás a tensão do passado, avalia.

O México é um país que aparece com frequência na mídia internacional em comparação com o Brasil. O país foi citado várias vezes desde o início da crise econômica brasileira, com analistas de finanças indicando que o país norte-americano poderia assumir o lugar de "bola da vez" na economia internacional que antes era do Brasil.

Outro ponto que aproxima Brasil e México no noticiário estrangeiro é o fato de serem duas das maiores economias do continente. Segundo uma avaliação recente, os dois países poderiam se juntar para ser o motor da economia da América Latina.

Desde a mudança no governo brasileiro, a "nova política externa" anunciada pelo ministro Serra recebeu elogios em artigos na imprensa internacional. Segundo os colunistas Andrés Oppenheimer, do jornal americano "Miami Herald", e Mac Margolis, do "Bloomberg View", as propostas de Serra geram otimismo para a diplomacia brasileira.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

 

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo