Topo

Blog do Brasilianismo

Temer enfrenta desafios para conquistar legitimidade, diz Shannon O'Neil

Daniel Buarque

14/10/2016 16h55

Temer enfrenta dificuldades por falta de legitimidade, diz Shannon O'Neil

Temer enfrenta dificuldades por falta de legitimidade, diz Shannon O'Neil

O fato de Michel Temer não ter sido eleito para ser presidente do Brasil, e de ter assumido por conta do impeachment de Dilma Rousseff, cria um dos maiores desafios para o atual governo do país, o da conquista da legitimidade.

Esta avaliação sobre a "convulsão política" no Brasil e as dificuldades do atual governo foram o foco de uma entrevista concedida pela pesquisadora sênior de estudos latino-americanos do think tank Council of Foreign Relations (CFR), Shannon O'Neil, a um programa da TV dos Estados Unidos.

Em uma conversa com Jim Zirin, membro do CFR e apresentador do programa "Conversations in the Digital Age", O'Neil falou sobre a América Latina e as relações do continente com os Estados Unidos. Ao tratar do Brasil, ela falou sobre política, economia e a realidade do país em meio à crise.

Segundo ela, Temer enfrenta um clima muito difícil por conta da sua legitimidade.

"Ele nao foi eleito, assumiu depois do impeachment de Dilma Rousseff e enfrenta a dificuldades de tentar aprovar grandes reformas na economia, que são necessárias para que a economia volte a funcionar. [É difícil] passar essas reformas quando não se tem o mandato eleitoral, que deveria ter", disse.

Segundo a pesquisadora, Temer tem ainda a dificuldade de fazer mudanças que mudam a Constituição, o que torna o desafio político muito maior.

O'Neil destacou ainda a importância e o impacto da operação Lava Jato na investigação de casos de corrupção na Petrobras.

"Isso sacudiu o establishment político e tornou mais difícil fazer acordos e aprovar reformas", explicou.

A entrevista sobre o Brasil trata ainda de problemas de violência no país, e da realização da Olimpíada.

Para O'Neil, o Brasil e o Rio estão acostumados a realizar grandes festas, mesmo com todos os desafios. Segundo ela, apesar da persistência de problemas de infraestrutura, o país foi bem sucedido no evento.

O maior desafio do país, segundo ela, é o da produtividade. O Brasil poderia ser "uma economia global incrivelmente competitiva. É uma das dez maiores economias do mundo, com 200 milhões de pessoas, potenciais consumidores", explicou.

O'Neil é uma atenta observadora da realidade política e econômica do Brasil. Ela escreve com regularidade no site do próprio CFR, e é uma especialista ouvida com frequência pela mídia norte-americana.

Apesar do tom crítico em relação à falta de legitimidade do governo Temer, ela já havia comentado o processo que retirou Dilma do poder e rejeitou a ideia de que o impeachment foi o mesmo que um golpe de Estado.

Em entrevista ao blog Brasilianismo, em abril, ela disse que mesmo que não seja um processo recomendável, o impeachment é parte da democracia, e deve ser aceito.

"O impeachment é um julgamento legal e político em todos os lugares", disse, se referindo ao processo sofrido pelo ex-presidente dos EUA Bill Clinton, em 1998. "Quando discutiram o impeachment de Clinton, aquilo não foi exatamente por ele ter mentido por ter tido uma amante. Foi um julgamento político. Todos os casos têm motivação política", disse

Ela fez a ressalva, entretanto, de que apesar da motivação política, existe uma infração real a ser julgada. "A pedalada fiscal é um crime, e há uma justificativa para o processo ser julgado", avaliou.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo