Topo

Blog do Brasilianismo

Shannon O’Neil: Todo processo de impeachment é julgamento político

Daniel Buarque

19/04/2016 08h36

Shannon O'Neil: Todo processo de impeachment é julgamento político

Shannon O'Neil: Todo processo de impeachment é julgamento político

A pesquisadora norte-americana Shannon K. O'Neil rejeita a ideia de que o impeachment da presidente Dilma Rousseff possa ser considerado um golpe. Segundo ela, mesmo que não seja um processo recomendável, ele é parte da democracia, e deve ser aceito.

"O impeachment é um julgamento legal e político em todos os lugares", disse, se referindo ao processo sofrido pelo ex-presidente dos EUA Bill Clinton, em 1998. "Quando discutiram o impeachment de Clinton, aquilo nao foi exatamente por ele ter mentido por ter tido uma amante. Foi um julgamento político. Todos os casos têm motivação política", disse

Ela faz a ressalva, entretanto, de que apesar da motivação política, existe uma infração real a ser julgada. "A pedalada fiscal é um crime, e há uma justificativa para o processo ser julgado", avaliou.

Pesquisadora sênior de estudos latino-americanos do Council of Foreign Relations, O'Neil disse que isso justifica o fato de que tantos deputados falaram de outras questões ao declarar seus votos, como a corrupção ou a crise econômica. "Por mais que as acusações sejam precisas, a justificativa real para o voto a favor do impeachment é mais ampla", disse.

Ela também acredita que o processo para retirar Dilma do poder não vai interromper o ímpeto da luta contra a corrupção no país.

"A Lava Jato é uma operação impressionante, e criou um modelo para outros países. Ela tem menos a ver com política de que com o trabalho de um judiciário independente, formado por juizes jovens, com formação internacional. Há ainda novas leis, que ajudam a empurrar as investigações", disse.

A pesquisadora concedeu entrevista ao autor do blog Brasilianismo na tarde de segunda-feira, uma dia depois do impeachment. Ela falou para uma reportagem publicada na "Folha de S. Paulo".

Leia também:Para pesquisadores, impeachment passa a punir crimes antes ignorados

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo