Topo

Blog do Brasilianismo

Editorial do 'Wall Street Journal' diz que impeachment respeitou democracia

Daniel Buarque

01/09/2016 10h04

Editorial do 'Wall Street Journal' diz que impeachment respeitou democracia

Editorial do 'Wall Street Journal' diz que impeachment respeitou democracia

A decisão de destituir a presidente Dilma Rousseff foi o resultado final de um processo de impeachment sóbrio e dentro da lei, segundo editorial publicado pelo jornal de economia norte-americano "The Wall Street Journal".

"O impeachment de líderes democraticamente eleitos é inerentemente político, mas o processo foi rigoroso e transparente", defende.

O problema de Dilma, segundo o jornal, foi especialmente a sua impopularidade fortalecida pela crise econômica no país. "Quando a economia entrou em colapso, Dilma infringiu as leis orçamentárias para salvar sua Presidência", diz.

O editorial do "WSJ" se alinha a um texto de opinião semelhante publicado pelo "Washington Post", que diz que o impeachment era necessário para o Brasil. De forma mais crítica, o britânico "The Guardian" e jornais alemães destacam que, mesmo sem ser um golpe de Estado, o impeachment foi um processo marcado por "injustiça".

O jornal de economia dos EUA destaca que a votação do Senado, com mais de dois terços de voto a favor do impeachment, sugere proximidade com um consenso nacional.

"Se Temer for sábiu, vai usar este momento de estabilidade institucional para colocar o país de volta nos trilhos certos da economia", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo