Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil trocou celebração por espetáculo da disfunção política, diz 'NYT'

Daniel Buarque

08/06/2016 07h07

Brasil trocou celebração por espetáculo da disfunção política, diz

Brasil trocou celebração por espetáculo da disfunção política, diz "New York Times"

Uma sensação de impotência e indignação toma conta do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência do Brasil. Quem relata é o jornal norte-americano "The New York Times", que visitou a presidente afastada Dilma Rousseff em seu "bunker" enquanto ela se prepara para a votação do impeachment no Senado.

"Não era para ser assim. O Brasil esperava celebrar seus triunfos com a realização dos jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, e não sediar um espetáculo de disfunção política de cair o queixo", diz a reportagem.

"Dilma, a primeira presidente mulher do Brasil, deveria estar se preparando para receber líderes mundiais, não enfrentando a humilhação de uma luta contra o impeachment", continua, citando críticas da presidente afastada ao governo interino de michel Temer.

O "NYT" tem sido muito crítico ao processo político por que o Brasil está passando. Apesar de atacar políticas do governo Dilma Rousseff e de relatar investigações que revelam corrupção dentro do seu partido, o jornal tem apontado problemas no encaminhamento do impeachment.

Segundo a publicação norte-americana, o processo para tirar Dilma da Presidência expõe a hipocrisia das lideranças políticas brasileiras. Uma reportagem recente destacava que Dilma não está sendo acusada de roubo, o que é "uma raridade entre as principais figuras políticas do Brasil". Mesmo assim, ela vai ser julgada por muitos políticos que estão envolvidos em seus próprios escândalos, dizia.

A publicação evitou se posicionar claramente a respeito das acusações de que o impeachment seria o equivalente a um golpe de Estado, entretanto. Em vez disso, a publicação convidou dois brasileiros para defender a posições diferentes sobre a votação da Câmara. "O impeachment é uma forma necessária de combate à corrupção, ou um golpe de conservadores influentes?", questionou, na sessão "Room for Debate".

O jornalista norte-americano Alex Cuadros fez a mediação do debate, tentando explicar aos norte-americanos o que de fato acontece no Brasil. Ele diz que apesar da retórica contra e a favor do governo, as coisas não são tão simples quanto podem parecer. "A disputa no Brasil está longe de preto e branco", disse. "Os dois lados convenientemente exageram na simplificação do que está em jogo."

Segundo a reportagem mais recente do "NYT", Dilma ainda tem esperança de que os problemas de Temer o façam perder legitimidade e levem a votação do impeachment a favor dela.

Antes da reportagem, um editorial já criticava o governo interino de Temer, e dizia que o Brasil tinha uma medalha de ouro em corrupção. "As nomeações reforçaram as suspeitas de que o afastamento temporário de Dilma por maquiar ilegalmente as contas do governo teve uma segunda intenção: abafar as investigações", dizia.

"Mas para cada passo em falso dos seus adversários, Dilma e seus próprios aliados também foram pegos por novas revelações nas investigações de corrupção", explica a reportagem do "NYT".

O jornal cita ainda o colunista da "Folha" Josias de Souza comparando a atual disputa política no país com uma luta entre facções criminosas rivais.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo