Topo

Blog do Brasilianismo

'New York Times' debate impeachment e golpe: Questão não é 'preto e branco'

Daniel Buarque

20/04/2016 14h05

'NYT' debate impeachment e golpe: Questão não é 'preto e branco'

'NYT' debate impeachment e golpe: Questão não é 'preto e branco'

A sessão de debates do jornal norte-americano "New York Times" tratou do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

A publicação convidou dois brasileiros para defender a posições diferentes sobre a votação da Câmara. "O impeachment é uma forma necessária de combate à corrupção, ou um golpe de conservadores influentes?", questionou, na sessão "Room for Debate".

A economista Laura Carvalho defendeu que o impeachment, definitivamente, é um golpe, já que nenhuma das acusações contra a presidente é suficiente para sua condenação. Já o professor de política econômica internacional Carlos Pio diz que não. Para ele, com o impeachment, a democracia está funcionando.

O jornalista norte-americano Alex Cuadros fez a mediação do debate, tentando explicar aos norte-americanos o que de fato acontece no Brasil. Ele diz que apesar da retórica contra e a favor do governo, as coisas não são tão simples quanto podem parecer. "A disputa no Brasil está longe de preto e branco", diz.

"Os dois lados convenientemente exageram na simplificação do que está em jogo."

Por um lado, diz, há a acusação das pedaladas fiscais e toda a investigação sobre a corrupção na Petrobras —que Dilma "ou não percebeu, ou não agiu para evitar". Por outro, "o caso contra ela é profundamente político".

"É impossível separar o apoio público para que ela seja retirada do poder da atual crise econômica", explica.

Cuadros ressalta ainda que há um lado surreal na disputa, já que cerca de 300 deputados enfrentam acusações.

Por último, ele defende que a luta contra a corrupção precisa ir além do atual governo.

"Por conta da ilusão de que o PT é pioneiro na corrupção no Brasil, o impeachment de Dilma pode trazer uma falsa sensação de catarse. Se a indignação popular diminuir, a economia começar a se recuperar, e a imprensa tradicionalmente conservadora mudar o foco, isso pode ajudar Temer, Cunha e seus aliados a fugir das investigações – uma ironia amarga".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo