'Le Monde' diz que Brasil vive histeria em meio a rumores sobre zika
Em meio a um surto de uma doença causada pelo vírus zika e de desconhecimento sobre a amplitude de seus efeitos, o jornal francês "Le Monde" diz que o Brasil vive uma onda de rumores que aproximam a população da histeria.
"Angústia, dúvidas, mas nenhuma certeza. Na América Latina, a vertigem do desconhecido deixa o caminho livre para rumores e suposições", diz o jornal.
O surto da doença tem monopolizado a atenção do resto do mundo em relação ao Brasil. Em meio a uma enxurrada de reportagens sobre o tema, o periódico inglês "The Guardian" já comparou o desconhecimento científico sobre o surto de zika e sua provável relação com a microcefalia com o que se viveu no mundo nos anos 1980 em relação à Aids. Na abordagem do "Monde", este desconhecimento está dando espaço para o surgimento de dezenas de teorias alternativas que beiram a crença em conspirações.
"Surgiram teorias alternativas, incentivadas pela desconfiança em relação às estatísticas brasileiras ainda não comprovadas sobre microcefalia", explica.
O jornal se refere aos boatos relacionados a um suposto lote defeituoso de vacinas e à acusação sobre um larvicida, e cita um pesquisador que chama as teorias de "terrorismo".
"Os pesquisadores se dizem prontos para trocar ideias, mas se irritam com rumores baseados em hipóteses equivocadas", diz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.