Topo

Blog do Brasilianismo

'Guardian': Ignorância sobre zika é igual à dos anos 1980 sobre Aids

Daniel Buarque

02/02/2016 18h25

Deu no 'Guardian': Ignorância sobre zika é a mesma que sobre aids nos anos 1980

Deu no 'Guardian': Ignorância sobre zika é a mesma que sobre aids nos anos 1980

Os últimos dias foram de intensa cobertura da imprensa internacional sobre o surto de zika, que foi considerado uma emergência global pela Organização Mundial da Saúde. A questão foi tema de centenas de reportagens no resto do mundo, criando uma imagem bem negativa sobre o Brasil, sempre apontado como "epicentro" do problema.

Um dos focos interessantes de análise dos estrangeiros, entretanto, é o desconhecimento geral sobre uma doença que está gerando tanto pânico.

Depois de alguns artigos questionando o que realmente se sabe sobre o zika e sobre sua relação com a microcefalia, o jornal britânico "The Guardian" publicou uma entrevista em que compara o desconhecimento científico sobre o surto com o que se viveu no mundo nos anos 1980 em relação à Aids.

A comparação foi feita por um brasileiro, Wilson Savino, diretor do Instituto Oswaldo Cruz, e ganhou um grande destaque no portal do jornal inglês.

Nos anos 1980, "a comunidade médica e científica não sabiam o que estava acontecendo até que muitas pessoas haviam morrido e muita pesquisa havia sido realizada. E então o problema virou uma questão de saúde global. No Brasil, apesar de termos identificado o vírus zika, ainda não sabemos tanto sobre ele quanto sabemos sobre dengue e febre amarela. O grau de ignorância é comparável ao que encaramos 32 anos atrás", disse.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo