Topo

Blog do Brasilianismo

Redes sociais: Brasil é visto como fonte de propagação do zika no mundo

Daniel Buarque

22/01/2016 14h46

O surto de vírus zika no Brasil e o risco de sua propagação pelo mundo têm feito o Brasil ganhar destaque no noticiário internacional, gerando preocupação global. Depois de reportagens começarem a destacar o tema no resto do mundo no final de novembro, a atenção estrangeira só cresceu, tentando entender o que acontece no país e como o risco pode se espalhar além das fronteiras – tanto que o Centro para Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC) fez um alerta para mulheres grávidas não viajarem ao Brasil.

Agora, de acordo com reportagem do jornal "O Globo", a preocupação do resto do mundo com a saúde brasileira chegou à redes sociais, onde a percepção é de que o Brasil é uma fonte de propagação do vírus.

O dado é de uma pesquisa da consultoria argentina QSocialNow, que diz que a preocupação atingiu principalmente os Estados Unidos, a Argentina, Bolívia e o Paraguai.

"O monitoramento das redes sociais pela consultoria mostrou ainda que, no período, foram mais de cem mil menções ao zika, metade delas na última semana. Um cálculo feito pelos argentinos, levando em conta apenas as cem principais pessoas que falaram sobre o assunto, revela que o potencial foi de 258 milhões de leituras. Outro detalhe importante observado na internet foi o sentimento de medo de contágio. Essa sensação predominou nas conversas, estando presente em 44,5% das postagens, seguida de dúvida (17,9%), dor (10,5%), tristeza (7,0%) e até o sentimento de humilhação (5,0%)", diz o jornal.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo