Topo

Blog do Brasilianismo

Mídia internacional alerta sobre mosquitos após casos de zika no Brasil

Daniel Buarque

01/12/2015 10h36

Reportagem em jornal britânico alerta para casos de zika no Brasil

Reportagem em jornal britânico alerta para casos de zika no Brasil

O governo brasileiro está em alerta após a descoberta da relação entre a contaminação com o vírus zika e a microcefalia em bebês. Desde o começo desta semana, a imprensa estrangeira também começou a noticiar os casos registrados no país e a alertar viajantes de outras partes do mundo que planejam vir ao Brasil a respeito dos riscos relacionados à doença. A maior preocupação é com os mosquitos que transmitem o vírus.

Reportagem da rede Fox sobre o zika no Brasil

Reportagem da rede Fox sobre o zika no Brasil

"Brasil descobre vírus que pode fazer bebês nascerem com cabeças menores de que o normal", destacou um título da rede norte-americana Fox News, que publicou uma reportagem da agência Efe. Segundo a publicação, trata-se de uma situação preocupante e sem precedentes.

"Casos de microcefalia, que fazem bebês nascerem com cabeças em tamanho menor, estão disparando no Brasil, e a descoberta de que mosquitos transmitem a doença significa que há poucas formas de pará-la", diz uma reportagem da agência France Presse.

A reportagem ressalta que já foram identificados 1.248 casos neste ano, contra 147 do ano passado.

 

Alerta do governo dos EUA contra risco de mosquitos no Brasil

Alerta do governo dos EUA contra risco de mosquitos no Brasil

Segundo o jornal britânico "Daily Telegraph", a Organização de Saúde Panamericana está em alerta e tem acompanhado os registros da doença no Brasil e em outros países. A organização não chegou a recomendar que viajantes evitem ir a regiões que registraram casos de zika, mas o cuidado especial deve ser tomado para evitar mosquitos.

Reportagem internacional sobre os riscos de zika no Brasil

Reportagem internacional sobre os riscos de zika no Brasil

O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) ainda não fez nenhuma alerta relacionado à microcefalia, mas recomenda desde maio que norte-americanos que viajem ao Brasil tomem cuidado com picadas de mosquitos. "Não há vacina ou remédio para prevenir a Zika. Viajantes podem se proteger evitando picadas de mosquitos", diz o site do CDC.

Segundo o jornal inglês "Independent", o Centro de Prevenção de Doenças da Europa está em alerta para possíveis casos de zika no continente. "Casos de zika importados são possíveis", disse. "É importante estar vigilante durante a temporada de mosquitos em áreas onde os possíveis vetores estão presentes", complementa.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo