Topo

Blog do Brasilianismo

Vida sem água pode ser o 'novo normal' de SP, diz mídia internacional

Daniel Buarque

24/11/2015 09h22

Seca faz vida sem água ser o 'novo normal' de São Paulo, diz rádio americana NPR

Seca faz vida sem água ser o 'novo normal' de São Paulo, diz rádio americana NPR

A vida sem água se transformou na "nova normalidade" de São Paulo e tem levado muitas pessoas a deixarem a maior cidade do Brasil em busca de uma vida sem racionamento. Uma longa reportagem da rádio pública dos Estados Unidos, NPR, tratou dos problemas da seca nos principais centros urbanos do país.

"A seca tem forçado um duro racionamento para muitos que vivem aqui. Nove milhões de pessoas dependem do reservatório da Cantareira para seu uso de água cotidiano", explica.

Reportagem do 'Christian Science Monitor' sobre a falta de água no país

Reportagem do 'Christian Science Monitor' sobre a falta de água no país

Com uma abordagem parecida, a revista "Christian Science Monitor" publicou uma reportagem que pergunta: "O Brasil está quase sem água doce?", e detalha as dificuldades encontradas por um país que tem uma imagem internacional muito ligada à abundância de rios e água fresca.

As reportagens falam sobre as adaptações que famílias têm que fazer para ter acesso a água, como economizar e revezar entre o uso pessoal e para limpeza da casa. "Para muitos moradores de São Paulo, esta é a nova normalidade", explica a rádio.

Além de São Paulo, diz a NPR, o Rio também está enfrentando problemas com a falta de água. "Tem sido um enorme choque para os brasileiros, que estão acostumados a ver seu país ser chamado de a 'Arábia Saudita da água' – historicamente, o país tem tanta água quanto o país do Oriente Médio tem petróleo", explica.

A imprensa internacional tem acompanhado problemas da crise hídrica de São Paulo há meses. O governo do estado foi apontado como um dos responsáveis pela crise hídrica, e foi acusado de "sonambulismo" pela incapacidade na reação ao problema.

Segundo o jornal inglês "The Guardian", o problema ambiental relacionado à falta de água é mais grave de que os problemas políticos e econômicos por que passa o país. A maior ameaça ao Brasil hoje, diz o jornal, é "a megasseca que pode durar décadas e que pode destruir a economia brasileira".

"Como é possível que o Brasil passe por uma seca, se o gigante sul-americano é uma das principais fontes de água doce do mundo?", pergunta uma reportagem da AFP publicada com destaque no canal TV5, em francês. "País da água por excelência, o Brasil tem sede", diz a publicação, que avalia a situação crítica do sudeste do país.

Apesar de o Brasil estar sofrendo com problemas climáticos, ressalta a reportagem da NPR, o problema atual é causado por outros problemas, como o mau planejamento.

"Pode ser preciso mais de que uma boa estação chuvosa para evitar que São Paulo seque", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo