Topo

Blog do Brasilianismo

Human Rights Watch diz que detentos mandam dentro de prisões do Brasil

Daniel Buarque

20/10/2015 10h16

Human Rights Watch: Detentos mandam em prisões do Brasil

Human Rights Watch: Detentos mandam em prisões do Brasil

Em prisões superlotadas do Brasil, quem manda são os próprios detentos, denunciou um relatório da ONG internacional de direitos humanos Human Rights Watch.

A ONG tem observado de perto a situação dos presídios brasileiros e se pronuncia regularmente com críticas a problemas no sistema carcerário do país. Segundo a entidade, "as prisões do Brasil são um desastre de direitos humanos".

O relatório mais recente foi divulgado após o estudo do caso de um presídio de Pernambuco. Segundo a HRW, o governo do estado deve dar fim à superlotação e à situação de presos "chaveiros" que controlam o fluxo nas celas no complexo prisional do Curado.

"Um emaranhado de redes de dormir tornava difícil a tarefa de andar pela cela e um dos presos chegava a dormir sentado, amarrando-se às grades da porta para evitar cair sobre os companheiros de cela", diz a HRW.

As prisões brasileiras ganham destaque regularmente na mídia internacional por serem vistas como um cenário de terror, ambiente de extrema violência e de constantes desrespeitos aos direitos humanos. A HRW tem feito análises bem detalhadas do que acontece nesses ambientes sob custódia do Estado.

Um outro relatório sobre as prisões brasileiras, divulgado pela entidade em abril, dizia que o país vive uma das piores crises em presídios já registradas, mas que isso criava pressão por reformas que podem ajudar a melhorar todo o sistema prisional do país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo