Human Rights Watch diz que detentos mandam dentro de prisões do Brasil
Em prisões superlotadas do Brasil, quem manda são os próprios detentos, denunciou um relatório da ONG internacional de direitos humanos Human Rights Watch.
A ONG tem observado de perto a situação dos presídios brasileiros e se pronuncia regularmente com críticas a problemas no sistema carcerário do país. Segundo a entidade, "as prisões do Brasil são um desastre de direitos humanos".
O relatório mais recente foi divulgado após o estudo do caso de um presídio de Pernambuco. Segundo a HRW, o governo do estado deve dar fim à superlotação e à situação de presos "chaveiros" que controlam o fluxo nas celas no complexo prisional do Curado.
"Um emaranhado de redes de dormir tornava difícil a tarefa de andar pela cela e um dos presos chegava a dormir sentado, amarrando-se às grades da porta para evitar cair sobre os companheiros de cela", diz a HRW.
As prisões brasileiras ganham destaque regularmente na mídia internacional por serem vistas como um cenário de terror, ambiente de extrema violência e de constantes desrespeitos aos direitos humanos. A HRW tem feito análises bem detalhadas do que acontece nesses ambientes sob custódia do Estado.
Um outro relatório sobre as prisões brasileiras, divulgado pela entidade em abril, dizia que o país vive uma das piores crises em presídios já registradas, mas que isso criava pressão por reformas que podem ajudar a melhorar todo o sistema prisional do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.