Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Deu na 'Forbes': Políticos brasileiros cavam a sepultura do país

Daniel Buarque

2022-09-20T15:17:06

22/09/2015 17h06

Deu na 'Forbes': Políticos brasileiros cavam a sepultura do país

Deu na 'Forbes': Políticos brasileiros cavam a sepultura do país

Irônica, a revista de economia norte-americana "Forbes" publicou uma forte crítica aos políticos brasileiros nesta terça-feira: "Parabéns, Brasília, você deu um tiro no pé do país com uma espingarda de cano duplo".

Para a revista, o "drama político" na capital do país está empurrando a economia do Brasil ao fundo do poço, e deve fazer com que o país continue a ver sua nota de crédito rebaixada por agências internacionais. E a culpa não é só do governo.

"A crise política no Brasil pode ter começado com o governo do Partido dos Trabalhadores e a estatal de energia Petrobras. Mas desde que a Polícia Federal agiu de forma histórica e prendeu oligarcas intocáveis do país, e que políticos da coalizão como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foram considerados suspeitos de corrupção, todo o aparato político brasileiro está uma confusão", diz.

Segundo a "Forbes", Brasília atualmente é metade uma tragédia grega e metade comédia-pastelão.

"Está ficando assustador", diz.

A "Forbes" é uma publicação de economia voltada a investidores de todo o mundo e tem acompanhado regularmente o noticiário de política e economia do Brasil. Há alguns dias, a publicação dizia que o país estava se tornando a Grécia da América Latina. Apesar das críticas ao sistema político brasileiro, a revista chegou a publicar uma análise em março alegando que o impeachment de Dilma não seria uma boa ideia.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.