Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Deu na 'Forbes': Impeachment de Dilma é uma péssima ideia

Daniel Buarque

2026-03-20T15:09:31

26/03/2015 09h31

Artigo da 'Forbes' diz que o impeachment é uma má ideia

Artigo da 'Forbes' diz que o impeachment é uma má ideia

Um artigo publicado pela revista americana de economia "Forbes" nesta semana defende que seria um erro pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A publicação, que costuma publicar reportagens críticas ao modelo econômico do governo Dilma, e que tem uma ideologia que poderia estar mais alinhada com a oposição, diz acreditar que o impeachment não resolveria os problemas do país. Além disso, diz, ainda colocaria o PMDB no poder, o equivalente a "raposas cuidando do galinheiro".

O texto da "Forbes" se junta a uma série de análises internacionais que tratam o impeachment como uma "subversão" das regras do jogo democrático. Por mais que haja sérias críticas ao governo Dilma e grandes suspeitas sobre a presidente, enquanto não há provas contra ela, a manipulação política no sentido de derrubar o governo é interpretada como falta de estabilidade política – algo que é rejeitado pelo resto do mundo.

A "Forbes" defende que a corrupção na Petrobras é um desastre político e econômico, e diz que o pior é ver que no Brasil funcionou um esquema típico de "república das bananas" usando dinheiro público para proteger interesses políticos privados.

Dilma "provavelmente sabia de algo" do que estava acontecendo na estatal, diz a revista, "mas a menos que se prove que Dilma foi cúmplice no escândalo de corrupção da Petrobras, o impeachment dela é uma má ideia".

A explicação para este posicionamento é que o vice-presidente Michel Temer, do PMDB, se tornaria o presidente, e que o partido "não é muito conhecido por sua capacidade de liderança".

"Brasileiros e investidores que estão colocando dinheiro para trabalhar têm todo o direito de pensar que as raposas estão cuidando do galinheiro, se o PMDB estiver no controle", diz o texto do jornalista Kenneth Rapoza, que cobre o Brasil para a publicação.

Além disso, segundo a "Forbes", Dilma é quem garante o trabalho do ministro Joaquim Levy, que está atuando para restaurar a confiança internacional no Brasil. Se ela sair, ele provavelmente iria junto, diz.

"Os brasileiros têm o direito de estar insatisfeitos com Dilma e toda a elite política do Brasil. O impeachment da presidente não vai resolver seus problemas", finaliza a revista.

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.