Topo

Blog do Brasilianismo

A um ano da Olimpíada, Brasil já reforça imagem de país só de festas

Daniel Buarque

05/08/2015 08h45

Reportagem do 'Telegraph' diz que Olimpíada vai ser louca e perigosa, mas um grande carnaval

Reportagem do 'Telegraph' diz que Olimpíada vai ser louca e perigosa, mas um grande carnaval

Logo que o Brasil foi indicado como sede da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, o consultor britânico Simon Anholt, especialista em imagem internacional de países, avaliou o impacto dos dois eventos para a "marca Brasil" no resto do mundo.

Para ele, o país deveria aproveitar para mostrar ao resto do planeta que tem capacidade de ser uma nação séria, com infraestrutura e serviços de qualidade, e não apenas um país de festas, como o Brasil já era visto internacionalmente. Nos termos de Anholt, o Brasil tinha que deixar de ser um país apenas decorativo no cenário global.

Artigo do 'Monde' fala da previsão de festa da Olimpíada no Rio

Artigo do 'Monde' fala da previsão de festa da Olimpíada no Rio

Mas o país não seguiu a sugestão do consultor, e a imagem superficial de um lugar festivo só foi reforçada.

Minha pesquisa de mestrado estudou a construção da imagem do Brasil durante a Copa do Mundo do ano passado e mostrou que o evento ampliou a visibilidade do país, mas apenas reforçou a associação entre o Brasil e grandes festas. O país foi até bem-sucedido em evitar que os problemas da organização, de violência ou de caos fossem as imagens mais marcantes no período, mas não conseguiu transformar sua marca global em país com relevância internacional.

E o mesmo começa a se desenhar a um ano da Olimpíada do Rio.

Enquanto jornais internacionais criticam problemas relacionados à organização do evento, incluindo grande divulgação da poluição das águas da cidade, muitas publicações começam a falar sobre a grande festa que vai ocorrer no país no ano que vem.

Um artigo publicado pelo jornal francês "Le Monde" já indica que o mundo vai olhar para o Brasil mais uma vez em busca, acima de tudo, de diversão.

"O Brasil pretende fazer dos Jogos do Rio a maior festa do esporte", diz. "Ainda falta um ano de espera, mas o coração do Brasil já bate mais forte".

O jornal britânico "Daily Telegraph" vai na mesma linha. "Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, vão ser loucos, maus e perigosos – mas totalmente únicos", diz o jornal. O texto, por sua vez, compara a Olimpíada do próximo ano a um carnaval – mais um clichê do Brasil.

Tudo bem que a imagem internacional de um lugar em muitos sentidos reflete a realidade vivida ali – e que ser associado a uma boa festa não é necessariamente um problema. Claro que é exagero achar que o Rio vai se transformar, e mudar sua cultura, em apenas um ano. É verdade que o Brasil está atrasado em muitas questões de organização, mas ainda daria tempo de o Rio fazer o que o país não fez durante a Copa, e mostrar também uma face mais séria do país.

Mesmo sem romper com a imagem já construída e sem frustrar quem estiver procurando uma grande festa, cabe ao Rio a tentativa de fazer, pelo menos, uma festa bem planejada, segura e organizada. Falta um ano.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo