Topo

Blog do Brasilianismo

Deu na AP: Atletas vão competir em água contaminada por fezes na Olimpíada

Daniel Buarque

30/07/2015 16h11

Reportagem da AP sobre contaminação de águas da Olimpíada, no site da revista

Reportagem da AP sobre contaminação de águas da Olimpíada, no site da revista "Esquire"

Uma reportagem exclusiva da agência internacional Associated Press apresentou estudos sobre a contaminação das águas em que vão acontecer provas durante os jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no próximo ano, e se tornou uma das notícias mais populares sobre o Brasil na imprensa internacional. Quase todos os principais veículos de comunicação em inglês no mundo republicaram a reportagem, dando grande destaque negativo aos preparativos do país para a Olimpíada do próximo ano.

A "Folha de S.Paulo" publicou uma versão traduzida da reportagem da AP. Leia abaixo alguns trechos da matéria ou clique aqui para ver o texto completo.

"Os atletas que vão competir nos Jogos Olímpicos de 2016 terão que nadar e velejar em águas tão contaminadas por fezes humanas que se arriscam a contrair alguma doença e não poder concluir as provas, de acordo com uma investigação da agência Associated Press.

Uma análise da qualidade da água encomendada pela AP encontrou níveis perigosamente altos de vírus e bactérias de esgoto humano em locais de competições olímpicas e paralímpicas. Esses resultados alarmaram especialistas internacionais e preocuparam os competidores que treinam no Rio, alguns dos quais já apresentaram febres, vômitos e diarreia.

A poluição extrema das águas é comum no Brasil, onde a maior parte dos esgotos não é tratada e uma grande quantidade de resíduos puros corre por valas abertas até riachos e rios que alimentam os locais das competições aquáticas dos Jogos Olímpicos."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo