Topo

Blog do Brasilianismo

Otimismo do mercado alavanca notícias positivas sobre o Brasil de Bolsonaro

Daniel Buarque

14/01/2019 16h57

Enquanto a imprensa estrangeira mais tradicional mantém uma posição muito crítica em relação às primeiras semanas do governo de Jair Bolsonaro –com preocupação e alertas em relação à democracia, a direitos de minorias, proteção ambiental e sobre mudanças na política externa do país–, o otimismo do mercado com possíveis reformas na economia brasileira alavanca notícias mais positivas sobre o país no resto do mundo –mesmo que também incluam menções aos problemas do novo governo.

"O Brasil tem o melhor mercado de ações do mundo agora", dizia o título de uma reportagem publicada na revista Forbes na semana passada. "Enquanto os tanques do Exército não entram em cena, como os opositores [de Bolsonaro] acreditavam até apenas quatro meses atrás, o Brasil está se encaminhando para ter o mercado com melhor resultado do primeiro trimestre, se não de toda a primeira metade de 2019", diz o texto.

"Com a saída de Temer e a aprovação inicial de Bolsonaro em 60%, o humor geral no Brasil não é exatamente de euforia, mas mais bem descrito como um misto de alívio e de esperar para ver", complementa.

"Investidores têm grande esperança no Brasil", diz o título de um texto publicado no site de economia Money Week.

Segundo a publicação, a proposta de liberalização da economia do novo governo é o que anima o mercado internacional. Ainda assim, a publicação alerta que há muitos desafios para a economia brasileira.

Com um tom um pouco mais sóbrio, o Financial Times alega que o modelo tradicional aplicado na economia brasileira, com grande presença do Estado, está sob ataque no país, o que empolga os investidores e impulsiona a Bolsa.

"O Brasil é conhecido por ter se tornado mais socialmente liberal nas últimas décadas, uma tendência que Bolsonaro, conhecido por comentários homofóbicos e ocasionalmente racistas e misóginos, disse que quer reverter. Mas, na economia, o Brasil tradicionalmente se inclinou para políticas de grande força do Estado, especialmente nos últimos 14 anos de governo do Partido dos Trabalhadores (PT)", explica.

A rede de economia CNBC também relata a empolgação internacional com a economia brasileira, mas indica que o novo governo terá um tempo limitado para entregar as reformas que o mercado espera.

A "janela" para levar adiante reformas como a da Previdência vai durar seis meses, diz a publicação.

Uma outra reportagem, da agência Bloomberg, também destaca a atenção em relação a reformas defendidas pelo mercado. Segundo a publicação, investidores estão atentos ao encaminhamento de promessas de maior abertura ao mercado: Reformas, privatizações, taxas de juros, o contexto global, preços de commodities e outras questões, diz, estão ajudando a percepção positiva da economia brasileira.

Apesar de todo o otimismo, entretanto, a agência Reuters diz que muitos no mercado internacional ainda assistem de fora ao início do novo governo, sem tanta confiança.

"Muitos investidores estrangeiros continuam relutantes em aumentar sua exposição à maior economia da América Latina depois de terem sido queimados pela volatilidade no passado, como ocorreu com um longo colapso do mercado a partir de 2011, após uma bolha movida a commodities. Eles estão procurando mais do que a retórica positiva do recém-eleito presidente Bolsonaro", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo