Topo

Blog do Brasilianismo

Posse marca guinada do Brasil à extrema-direita, diz imprensa internacional

Daniel Buarque

02/01/2019 07h18

A posse de Jair Bolsonaro como novo presidente do Brasil foi interpretada fora do país como a inauguração da guinada brasileira à política de extrema-direita. Em dezenas de reportagens publicadas na mídia estrangeira, a mudança de tom da política nacional demarcada pela chegada ao poder do novo governante recebeu grande atenção.

"Bolsonaro, um ex-capitão do Exército que prometeu medidas radicais para reduzir o crime e a corrupção generalizada, foi empossado como presidente do Brasil na terça-feira, marcando a mudança mais acentuada da nação à direita desde o seu retorno à democracia há três décadas", diz a reportagem publicada pelo jornal americano The Washington Post.

O governo de Bolsonaro "direciona a maior nação da América Latina extremamente para a direita, em uma mudança política que ficou evidente mesmo durante a sua posse", destacou o New York Times.

"Bolsonaro, um populista estridente, subiu ao poder ao se aproveitar da raiva contra o Partido dos Trabalhadores e se apresentar como seu oposto", diz o jornal.

O francês Le Monde comentou o discurso de posse do novo presidente, que prometeu liberar o Brasil do socialismo.

O tom da cobertura francesa foi semelhante ao adotado pelo jornal britânico The Guardian. "A vitória de Bolsonaro da eleição marca uma virada dramática do Brasil para a direita, depois de o país ter sido governado entre 1964 e 1985 por uma ditadura militar pela qual o novo presidente expressou apoio", diz.

A rede canadense CBC publicou uma reportagem da agência Associated Press que descreve Bolsonaro como um "populista de extrema-direita".

A ideia de que o Brasil se encaminhava a um governo de extrema-direita com o novo presidente já era evidente no olhar estrangeiro desde a vitória de Bolsonaro na eleição. O tom da cobertura internacional da eleição já usava com frequência essa descrição, chamando o então presidente eleito de populista e comparando-o a Donald Trump e Rodrigo Duterte, das Filipinas.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo