Topo

Blog do Brasilianismo

Assassinatos e violações de direitos humanos mancham democracia brasileira

Daniel Buarque

16/03/2018 09h26

Atos no Rio e em outras cidades reúnem milhares de pessoas contra a morte de Marielle e motorista

A rotina de violações de direitos humanos, como o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL-RJ), pesam e formam uma mancha na imagem do Brasil e afetam a avaliação da qualidade da democracia no país.

Durante a abertura de um evento sobre a situação política do Brasil na London School of Economics (LSE), em Londres, dois cientistas políticos estrangeiros analisaram o impacto da morte de Marielle sobre a democracia e a narrativa que se constrói a respeito do assassinato e da situação política do país.

Para Anthony Pereira, do King's College London, e Francisco Panizza, da própria LSE, a morte de Marielle se enquadra num longo histórico de violações de direitos humanos no país, mas por enquanto não deve ser interpretada em si como uma ruptura das regras democráticas.

"Ter um sistema de segurança pública em que esses tipo de assassinatos é rotina, e os mecanismos de investigação e punição não funcionam bem, parece ser um dos problemas mais crônicos do Brasil, que mancha as credenciais democráticas do Brasil. Em qualquer avaliação da democracia, isso precisa ser levado em consideração", disse Pereira, preferindo não comentar detalhes sobre a morte de Marielle enquanto não há muitas informações sobre as investigações.

O cientista político Anthony Pereira, durante palestra na LSE

Especialista em política brasileira e diretor do Instituto Brasil do King's College (e orientador do autor deste blog Brasilianismo), Pereira abriu o evento "Actors, institutions, and policy change in Brazil: Current challenges and future scenarios" (Atores, instituições e mudança política no Brasil: Desafios atuais e cenários futuros). Ele falou justamente sobre a evolução da democracia no Brasil desde o fim da ditadura. Para ele, uma análise de longo prazo mostra que o país evoluiu muito desde os anos 1980, por mais que haja uma séria crise de legitimidade atualmente.

Ainda em relação ao assassinato de Marielle, segundo ele, entretanto, não se deve ir tão longe a ponto de dizer que o Brasil não é mais uma democracia por conta do assassinato. "Houve uma violação de direitos humanos, mas isso pode acontecer em muitas democracias. Não diria que não há democracia no Brasil, mas esse caso tem que ser colocado na balança ao analisar os direitos democráticos que existem no país", disse.

A interpretação é parecida com a de Panizza, pesquisador uruguaio do departamento de Governo da LSE. Para ele, a avaliação de que o assassinato de Marielle indica que o Brasil não é mais uma democracia se enquadra em uma narrativa criada desde o impeachment de Dilma Rousseff para tratar a chegada de Michel Temer ao poder  como um golpe.

"Este assassinato horrível não prova que o Brasil não seja uma democracia, ele é uma prova de que o Brasil tem um histórico deprimente em termos de direitos humanos. Em 30 ou 40 anos desde a volta da democracia muitos crimes horríveis similares, abusos de direitos humanos, aconteceram. O Brasil ainda é uma democracia", disse.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo