Topo

Blog do Brasilianismo

Tarifa de Trump afeta Brasil, que ele já acusou de roubar empregos dos EUA

Daniel Buarque

02/03/2018 07h31

Donald Trump pode ter mirado a China, mas acabou acertando o Brasil.

O país vai ser um dos países mais afetados pela decisão do presidente dos EUA de impor tarifas de importação para aço e alumínio de 25% e 10%, segundo uma análise publicada pela rede de TV de finanças CNBC.

A avaliação cita o Departamento de Comércio do governo dos EUA e diz que as economias brasileira e canadense vão ser as que mais vão sofrer com a decisão, e não a China, supostamente alvo da decisão.

"A China, frequentemente criticada politicamente por fazer dumping com preços de aço não é um dos dez maiores importadores de aço para os EUA", diz a CNBC.

Segundo reportagem da Folha, o Brasil está entre os países que mais devem ser afetados pela medida: é o segundo maior exportador de aço aos EUA, atrás apenas do Canadá. No ano passado, a receita gerada com vendas aos norte-americanos somou US$ 2,63 bilhões (cerca de R$ 8,5 bilhões).

Além disso, o jornal diz que o governo brasileiro recebeu a notícia com "enorme preocupação" e disse que não descarta ações multilaterais para preservar os interesses do país, segundo o ministério da Indústria e Comércio Exterior.

Apesar de a avaliação ser de que a medida erra o alvo ao afetar o Brasil, antes de se tornar presidente, Trump já citou o país como uma das nações que "tiram vantagem" dos EUA, e ele reclamou que brasileiros "roubam empregos" de americanos.

Em entrevista ao canal CBS em 2015, o republicano colocou os brasileiros entre os responsáveis pela "exportação de postos de trabalho" gerada pela abertura comercial americana.

Além disso, um ano antes da eleição, ele mencionou o país ao criticar os acordos comerciais dos EUA.

"Olhe só nossos acordos comerciais com a China, nossos acordos comerciais com o México. Nossa fronteira com o México. Um exemplo: nossos negócios com o Japão. Eles nos dão milhões de carros. A gente não recebe nada em troca. É uma rua de mão única com eles. O Brasil. Não tem um país no mundo que não tire vantagem da gente", disse.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo