Topo

Blog do Brasilianismo

Antes de eleição, Trump disse que Brasil roubava empregos e elogiou Lula

Daniel Buarque

09/11/2016 21h41

BX079_7C19_9

Eleito para ser o novo presidente dos Estados Unidos, o bilionário republicano Donald Trump falou sobre o Brasil em algumas entrevistas no passado.

Apesar de não haver nenhum registro de que Trump tenha xingado os brasileiros de "porcos latinos", como alegava um boato que circulou em redes sociais, o país foi citado por ele como uma das nações que "tiram vantagem" dos EUA, e ele reclamou que brasileiros "roubam empregos" de americanos. Por outro lado, ele elogiou os sócios que tinha no país e disse, em 2004, que o ex-presidente Lula fazia um trabalho da melhor qualidade.

Segundo a revista "Veja", Trump disse que o Brasil é um dos países que "roubam" empregos dos EUA. "Em entrevista ao canal CBS em novembro do ano passado, o republicano colocou os brasileiros entre os responsáveis pela 'exportação de postos de trabalho' gerada pela abertura comercial americana."

Também um ano antes da eleição, ele mencionou o país ao criticar os acordos comerciais dos EUA.

"Olhe só nossos acordos comerciais com a China, nossos acordos comerciais com o México. Nossa fronteira com o México. Um exemplo: nossos negócios com o Japão. Eles nos dão milhões de carros. A gente não recebe nada em troca. É uma rua de mão única com eles. O Brasil. Não tem um país no mundo que não tire vantagem da gente", disse.

Em entrevista à "Folha de S.Paulo", em 2004, por outro lado, ele deu opiniões menos raivosas sobre o país.

"Lula está realizando um trabalho admirável, da melhor qualidade. Estou muito otimista com relação ao seu governo", disse.

Nas vésperas da eleição, analistas indicavam que o Brasil teria preferido que a democrata Hillary Clinton tivesse vencido as eleições nos Estados Unidos. Com a vitória surpreendente do republicano, entretanto, o país começa a se preparar para manter o histórico de proximidade com o governo dos EUA.

O presidente Michel Temer disse que a eleição de Trump não muda nada na relação entre Brasil e Estados Unidos.

"Não [muda nada na relação], tenho dito com muita frequência que a relação do Brasil com os Estados Unidos, assim como com os demais países, é uma relação institucional. Ou seja, de estado para estado […] Tenho certeza que lá as coisas irão muito bem, a nossa relação é institucional. Estou contando cumprimentar o presidente pela eleição e não muda nada na relação Brasil e Estados Unidos", afirmou, segundo o G1.

Temer enviou um telegrama ao presidente eleito, desejou "pleno êxito" ao republicano e disse estar certo de que os dois países trabalharão juntos para estreitar "os laços de amizade e cooperação".

Temer ressaltou que o Brasil e os EUA são "duas grandes democracias que compartilham valores e mantêm, historicamente, fortes relações nos mais diferentes domínios".

Apesar do discurso oficial, de que Temer espera "trabalhar em conjunto" com Trump para intensificar as relações entre os dois países, a avaliação interna do governo é de preocupação sobre os rumos da administração do republicano, segundo reportagem da "Folha de S. Paulo".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo