Topo

Blog do Brasilianismo

Silêncio da mídia estrangeira sobre Aécio evidencia cansaço com a crise

Daniel Buarque

18/10/2017 12h13

Reportagem da AP sobre Aécio Neves no site da rede de TV americana ABC

Nenhum dos grandes veículos da imprensa internacional deu muita atenção à decisão do Senado brasileiro de revogar o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Uma reportagem curta e um tanto relatorial da agência de notícias Associated Press é a única referência que se pode encontrar, em inglês, sobre o caso na internet um dia depois da votação.

Na véspera, quase ninguém fora do Brasil tratou da outra grande notícia da política do país: a carta aberta do presidente Michel Temer, denunciando uma suposta conspiração contra ele.

Em uma semana em que a Câmara deve tomar uma nova decisão sobre a investigação a respeito do presidente, as notícias sobre o senador e a carta se perderam em meio ao aparente cansaço do resto do mundo em relação às reviravoltas da política brasileira.

Enquanto as discussões sobre políticos ficam um pouco de lado, o "Guardian" deu espaço à decisão do governo Temer a respeito do trabalho escravo, criticando a medida. Segundo entrevistados pelo jornal, vai ficar mais difícil o Brasil combater a escravidão no país.

A série de acontecimentos mais recentes só reforça a percepção externa de que a política brasileira chegou a um estágio disfuncional, e o foco agora é esperar o que vai acontecer nas eleições presidenciais do próximo ano.

A votação do próximo ano e a ameaça de candidatos populistas e com flertes com o autoritarismo, sim, já têm recebido bastante atenção no resto do mundo.

Isso indica que a imprensa estrangeira vai acompanhar de perto a eleição, tratando em detalhes dos candidatos e das propostas para tentar "recomeçar" questões-chave da política brasileira a partir dela. Mas, por enquanto, não fica tão atenta a casos que parecem "repetitivos".

E, quanto a Aécio, a referência mais recente de um tratamento com alguma relevância a seu respeito na imprensa internacional apareceu em setembro, quando a revista de economia "Forbes" avaliava o cenário para a eleição de 2018.

"Aécio Neves, o candidato social-democrata que perdeu para Dilma na sua reeleição, é rejeitado por 89% do eleitorado e não tem absolutamente nenhuma chance de ser eleito presidente", dizia.

Está aí mais uma evidência de que o resto do mundo não vê a decisão do Senado como uma novidade tão grande, ou um personagem relevante da política brasileira atual.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo