Topo

Blog do Brasilianismo

'Forbes' diz que Lula é 'feito de teflon': Nenhuma acusação gruda nele

Daniel Buarque

28/09/2017 05h27

Apesar de todas as acusações e até mesmo de já ter sido condenado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua sendo "o homem mais popular do Brasil", diz uma reportagem da revista de economia "Forbes", em tom de surpresa.

A revista avalia as pesquisas eleitorais mais recentes, e diz que para muitos brasileiros que ainda pretendem votar nele, o ex-presidente não está sendo tratado de forma justa pelo juíz Sergio Moro.

"O homem que um dia foi o presidente mais popular das Américas é feito de teflon. Apesar de acusações de denúncias contra ele se sua antiga equipe, nada gruda. Quando chegar a hora de decidir, o povo escolheria ele para liderar o país novamente, pela terceira vez, no lugar de qualquer outro candidato, segundo as pesquisas", diz a reportagem.

A revista lista os possíveis nomes que devem concorrer contra Lula na eleição do próximo ano, cita Geraldo Alckmin, Marina Silva, Henrique Meirelles, Joaquim Barbosa, João Doria e Jair Bolsonaro, mas indica que o ex-presidente ainda é o nome preferido no país.

"Olhando para esta lista de candidatos, e avaliando pela direção das pesquisas, a economia brasileira precisaria decolar como um foguete, ou Lula teria que ser proibido de disputar a eleição pela Justiça. Do contrário…", diz, indicando as grandes chances do ex-presidente.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo