Topo

Blog do Brasilianismo

Na mídia estrangeira, Neymar ofusca vitória de Temer contra investigação

Daniel Buarque

02/08/2017 20h54

Transferência de Neymar é a principal notícia da área de esportes no site do "Guardian"

A notícia da vitória de Michel Temer na votação sobre a denúncia de corrupção contra ele Câmara dos Deputados foi ofuscada por um outro brasileiro na imprensa internacional.

Ao menos durante a votação na Câmara e nos momentos imediatamente após os deputados decidirem poupar o presidente, os principais veículos da imprensa internacional praticamente ignoravam o que acontecia na política brasileira.

O Brasil só aparecia com destaque nas páginas de grandes jornais estrangeiros como o "Guardian", o "Le Monde" e o "New York Times" por conta da transferência de Neymar para o PSG.

Ao contrário do que aconteceu durante a votação do impeachment de Dilma Rousseff, quando a imprensa internacional acompanhou a votação do Congresso em tempo real e publicou várias notícias urgentes sobre o caso, a decisão sobre Temer teve reação morna na mídia do resto do mundo.

 

Reportagem publicada antes da votação na Câmara indicava chances de Temer se livrar de denúncia

É verdade, entretanto, que críticas à Câmara dominaram redes sociais, e "Investiguem Temer" ficou horas como o tema mais falado no Twitter.

Além disso, muitos veículos haviam publicado reportagens apresentando a votação, mas muitos já indicavam a provável vitória do presidente. Sem surpresas, o caso será tratado normalmente no noticiário e análises no resto do mundo, mas sem tratamento urgente.

Antes mesmo de análises estrangeiras mais aprofundadas sobre a vitória de Temer, é fácil perceber que a decisão não vai ser positiva para a imagem do Brasil.

Apesar de evitar criar uma incerteza política ainda maior no país (e de facilitar a aprovação de reformas defendidas pelo mercado internacional), a manutenção do presidente sob sérias acusações indicam o enfraquecimento da luta contra a corrupção no Brasil, apontando para um sistema político quebrado e incapaz de funcionar.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo