Topo

Blog do Brasilianismo

'Forbes' defende reforma da Previdência e trabalho até os 65 anos no Brasil

Daniel Buarque

03/04/2017 21h05

'Forbes' defende reforma da Previdência e trabalho até os 65 anos no Brasil

O tom da reportagem da revista "Forbes" sobre a reforma da Previdência no Brasil parece misturar um tom de incredulidade com um toque de ironia: "Os brasileiros não trabalham após os 65 anos de idade, e ponto final", diz.

Em um texto que trata a reforma proposta pelo governo de Michel Temer como necessária para o país, a publicação diz que a pressão pública está atrasando a mudança no sistema de aposentadorias, e indica que se ela for adiada até o fim do ano, os mercados vão perder a confiança que ainda têm no governo.

"Nos últimos 15 anos, as aposentadorias públicas cresceram de 3% para 7% do PIB, segundo a OCDE. Homens brasileiros tradicionalmente se aposentam aos 54 e mulheres aos 52, mais cedo do que mesmo os mais socialistas países europeus, que têm muito mais dinheiro do que o Brasil consegue sonhar", diz.

A revista elenca problemas no sistema previdenciário brasileiro, especialmente o do setor público, que oferece maiores benefícios do que o privado. "Servidores públicos são conhecidos por receberem salários altos, especialmente os do sistema Judiciário", diz.

Ainda em tom crítico, a reportagem compara o atual sistema brasileiro com o dos EUA. "A idade para a aposentadoria integral nos EUA é 65 anos, mas vai aumentar para 66 em 2020, 67 até 2028, e 68 até 2046, já que as pessoas estão vivendo mais tempo", diz.

Segundo a "Forbes", há três formas de resolver o "problema" da Previdência: aumentar a idade para a aposentadoria, cortar os benefícios ou aumentar os impostos.

A defesa da reforma pela "Forbes" lembra a abordagem de outra revista internacional de finanças, a "The Economist", que em fevereiro publicou uma reportagem igualmente defendendo as mudanças na Previdência em um tom forte. "O país está perigosamente despreparado para o choque [do envelhecimento da população]", dizia.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo