Topo

Blog do Brasilianismo

Em tom apocalíptico, a 'Economist' defende reforma da Previdência de Temer

Daniel Buarque

24/02/2017 12h23

Em tom catastrófico, a 'Economist' defende reforma da Previdência de Temer

O tom da reportagem publicada pela revista "The Economist" a respeito da situação da Previdência no Brasil beira a perspectiva de apocalipse, de catástrofe econômica que precisa ser revertida.

"O país está perigosamente despreparado para o choque [do envelhecimento da população]", diz um trecho do texto.

"O Estado [do Rio de Janeiro] está quase falido. Sem uma ação para corrigir a situação, o Brasil enfrentará um futuro igualmente sombrio", avalia mais adiante.

Apesar de o atual sistema ter uma origem que  merece elogios, diz, "o Brasil se tornou um país de aposentados jovens e prósperos", e "o acúmulo de direitos se transformou numa bomba de fragmentação econômica", complementa.

Com a mudança na demografia e o envelhecimento da população aliados a um sistema previdenciário deficitário, que a revista chama de "generosidade geriátrica", o país está correndo sérios riscos, explica.

A partir do diagnóstico, a revista passa a tratar de uma das soluções para o problema, e defende a proposta de reforma da Previdência proposta pelo governo de Michel Temer.

"Este mês o Congresso começou a debater um plano para reformar a Previdência. A recuperação econômica e a estabilidade financeira do Brasil dependem do seu sucesso", diz, alegando que a reforma reduziria o problema da Previdência a "proporções normais".

"Temer tem baixa popularidade, mas se ele conseguir limpar o sistema previdenciário, os brasileiros vão ter motivos para agradecer a ele."

O tom da revista condiz com a linha editorial dela. Ao longo das décadas, a "Economist" tem a tendência de alternar momentos de expectativa com críticas sempre que o modelo da política econômica do governo brasileiro se aproxima ou se afasta dos ideais "pró-mercado", segundo a pesquisa de doutorado da socióloga Camila Maria Risso Sales.

"A visão da 'Economist' é mais positiva sobre o Brasil se a política econômica do país se aproxima mais do viés liberal", disse Sales em entrevista ao blog Brasilianismo.

É com esta perspectiva que se pode entender a defesa que a revista publicou das propostas econômicas do governo Temer logo após o impeachment. Apesar de ter criticado o processo e o sistema político brasileiro como um todo, a revista mudou a avaliação sobre o Brasil quando a política econômica do governo mudou.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo