Topo

Blog do Brasilianismo

Para mídia estrangeira, escândalo das carnes ameaça a economia brasileira

Daniel Buarque

22/03/2017 19h05

Mídia estrangeira diz que escândalo das carnes pode aprofundar crise no Brasil

Mais do que um simples "embaraço econômico", como descreveu o presidente Michel Temer, o escândalo da produção de carnes do Brasil, revelado pela operação Carne Fraca, pode ampliar a crise econômica que já abala fortemente o país, segundo análises publicadas no resto do mundo.

As revelações de corrupção nos frigoríficos brasileiros se tornou o tema mais frequente a mencionar o Brasil no resto do mundo nos últimos dias. O escândalo afeta a imagem da indústria de alimentos do país, e pode ter um efeito de longo prazo, assim como a vaca louca teve na Inglaterra.

Após dar bastante atenção aos impactos políticos, de saúde e da corrupção relacionada aos desvios nos frigoríficos brasileiros, a imprensa internacional passou nesta semana a enfocar os possíveis efeitos do caso na economia do país.

"Carne suspeita ameaça atrapalhar a recuperação econômica do Brasil", diz o título de uma reportagem publicada no site a revista de economia "Forbes".

Segundo a publicação, o escândalo pode ser o maior desafio para a economia brasileira desde que a recessão teve início, dois anos atrás.

"As repercussões desta investigação continuam a aparecer. Na última semana, países em todo o mundo começaram a bloquear a importação de carne brasileira", diz, descrevendo a indústria de carnes como um dos pilares da economia do país.

Mídia estrangeira diz que escândalo das carnes pode aprofundar crise no Brasil

A rede de TV CNN também percebeu os problemas do escândalo para o país. "O Brasil não tem descanso", diz reportagem publicada em seu site. "Isso é a última coisa de que a economia brasileira precisava", explicou um analista de mercados ouvido pela TV.

"O escândalo apareceu enquanto o Brasil ainda está em sua mais longa recessão na história, marcado por outros escândalos de corrupção, uma crise política e uma forte queda nos preços das commodities", explica.

Segundo a revista "The Economist", que vem apoiando as reformas propostas por Temer e apostado na recuperação do país, o escândalo faz com que investidores temam o embargo internacional contra carnes brasileiras.

Segundo a publicação, entretanto, a maior ameaçada não é apenas a economia nacional, mas as duas maiores empresas do ramo no país, a JBS e a BRF.

"As duas gigantes, assim como outros exportadores brasileiros, podem precisar baixar seus preços ou correm o risco de perder parcelas do mercado. É muito fácil sofrer com o estômago fraco dos governos estrangeiros para sustos alimentares", diz.

Em artigo publicado no "Bloomberg View", página de opinião da agência internacional de economia, o correspondente Mac Margolis assumiu a função de minimizar os problemas causados pelo escândalo. "Não jogue fora sua carne brasileira ainda", diz o título do texto.

"Por mais que tenha o potencial de afetar a imagem e a economia do Brasil, que já estão sofrendo, a operação Carne Fraca pode acabar ajudando mais do que atrapalhando o país", avalia.

A análise de Margolis se alinha a avaliações sobre os outros escândalos de corrupção do Brasil, indicando que em vez de mostrar a perdição do país, a investigação revela que há um movimento para tornar sua economia e sociedade mais transparentes e menos corruptas.

Segundo ele, o Brasil é um dos poucos países que tem inspetores dentro dos frigoríficos, e a investigação mostrou como o sistema de controle da indústria de carnes é "robusto". Em vez de quebrar os frigoríficos e a economia nacional, o escândalo pode ajudar o Brasil a aprender com as revelações e repensar alguns dos seus protocolos.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo