Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'FT': Recuperação econômica contrasta com sofrimento dos brasileiros

Daniel Buarque

14/03/2017 13h29

Deu no 'FT': Investidores veem melhora, mas brasileiros sofrem com crise

Os indicadores financeiros do Brasil indicam melhora da economia do país, o câmbio mostra valorização da moeda, o governo fala em fim da recessão. Enquanto isso, entretanto, a população brasileira ainda sofre com graves efeitos da crise econômica, que aumentou o desemprego no país. Este contraste resume a atual realidade brasileira, segundo uma reportagem publicada pelo jornal de economia "Financial Times".

As dificuldades de "milhões de brasileiros contrasta foremente com a situação do mercado de ações do país e sua moeda, que se fortaleceram muito no último ano sob o otimismo de que o que muitos chamam de 'depressão brasileira' está finalmente acabando", diz o jornal.

O "FT" resume os acontecimentos políticos que se desenrolaram junto com a crise econômica, e explica que o governo de Temer está encaminhando reformas para recuperar a economia, o que foi comemorado por investidores estrangeiros.

"A maioria dos economistas concorda que a economia está pronta para se recuperar, mas que os resultados negativos do último trimestre de 2016 indicam que isso vai acontecer de forma lenta", diz.

Politicamente, segundo o jornal, o governo de Temer precisa que o desemprego comece a diminuir, para que a situação dos brasileiros possa melhorar.

"Mesmo as pessoas que ainda têm emprego têm medo de as coisas piorarem", diz a reportagem.

O texto dá uma feição humana à crise, que muitas vezes é abordada por publicações estrangeiras apenas a partir dos dados do mercado. Enquanto publicações como a "Economist" focam na recuperação percebida pelos investidores e o otimismo que começa a surgir em relação à economia, é importante que o "FT" dê destaque ao contraste desses dados com a situação difícil enfrentada pela população.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo