Topo

Blog do Brasilianismo

Greg Grandin: Postura de Obama em impeachment antecipou ascensão de Trump

Daniel Buarque

23/11/2016 07h14

Greg Grandin: Postura de Obama sobre impeachment antecipou ascensão de Trump

Greg Grandin: Postura de Obama sobre impeachment antecipou ascensão de Trump

A forma como o governo de Barack Obama, nos EUA, lidou com a derrubada de três governos de esquerda na América Latina (Honduras, Paraguai e o impeachment de Dilma Rousseff no Brasil) antecipou o discurso que ele agora precisa assumir ao ver a vitória do republicano Donald Trump para sucedê-lo na Presidência norte-americana.

Segundo artigo do historiador norte-americano Greg Grandin, professor da New York University, na revista "The Nation", o fato de Obama não ter denunciado o que chama de "golpe" no Brasil e nesses outros países acabou servindo de exemplo para a forma como ele agora aceita a derrota nos EUA.

"A ironia é amarga. Depois de ajudar a normalizar a transição autoritária neoliberal no exterior, Obama, nas últimas semanas da sua Presidência, agora se encontra fazendo o mesmo em casa. Os termos usados para descrever a aproximação da Presidência de Trump são exatamente os mesmos que o Departamento de Estado usou para acatar o golpe no Brasil: a resiliência das instituições democráticas… a necessidade de aceitar os altos e baixos da competição eleitoral… a lei… e por aí vai", explica.

Para Grandin, assim como não houve vontade democrática na derrubada de governos pela América Latina, o mesmo acontece nos EUA, considerando que Hillary Clinton foi derrotada no Colégio Eleitoral mesmo tendo mais votos nacionalmente do que o presidente eleito.

Grandin ressalta ainda o que chama de "segunda ironia". O fato de que os governos de centro direita que assumiram o poder na América Latina durante o governo de Obama preferiam que Hillary tivesse vencido as eleições nos EUA, e agora vão ter que lidar com o governo de Trump.

O historiador Grandin conhece bem o Brasil. Ele é autor do livro "Fordlândia", sobre uma cidade-utopia que o empresário norte-americano Henry Ford tentou construir na Amazônia no início do século XX. Ele foi um dos entrevistados para o livro "Brazil, um país do presente", e ajudou a traçar a imagem que os norte-americanos têm da Amazônia brasileira.

Ideologicamente ligado à esquerda, Grandin escreve esporadicamente sobre o na revista "The Nation". Em um texto publicao após o afastamento de Dilma Rousseff da Presidência, ele publicou um artigo chamando o impeachment de "golpe escravagista".

"A retirada de Dilma pode ser chamada de muitas coisas, entre elas um golpe midiático e um golpe constitucional. Pelo menos em parte, é também um golpe escravagista", dizia.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo