Topo

Blog do Brasilianismo

Greg Grandin: Impeachment de Dilma pode ser chamado de 'golpe escravagista'

Daniel Buarque

28/04/2016 10h04

Greg Grandin: Impeachment de Dilma pode ser chamado de 'golpe escravagista'

Greg Grandin: Impeachment de Dilma pode ser chamado de 'golpe escravagista'

O historiador norte-americano Greg Grandin, professor da New York University, publicou um artigo contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff na revista "The Nation". Para ele, é preciso prestar atenção à presença de grupos econômicos que usam trabalho escravo entre os que estão pressionando pela destituição da governante.

"A retirada de Dilma pode ser chamada de muitas coisas, entre elas um golpe midiático e um golpe constitucional. Pelo menos em parte, é também um golpe escravagista", diz Grandin.

O historiador conhece bem o Brasil. Ele é autor do livro "Fordlândia", sobre uma cidade-utopia que o empresário norte-americano Henry Ford tentou construir na Amazônia no início do século XX. Ele foi um dos entrevistados para o livro "Brazil, um país do presente", e ajudou a traçar a imagem que os norte-americanos têm da Amazônia brasileira.

Com um olhar tradicionalmente de esquerda, e favorável a Dilma, ele admite que a utilização de trabalho análogo à escravidão não é o principal motivo por trás do processo contra a presidente, mas defende que isso precisa ser levado em consideração na análise do que está acontecendo no Brasil.

"A escravidão, ainda que relativamente pequena em comparação com o grande mercado de trabalho do Brasil, representa a fronteira de um princípio mais amplo: o direito das elites brasileiras de explorar humanos e a natureza da forma brutal que quiserem", avalia o pesquisador.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo