Topo

Blog do Brasilianismo

Mídia estrangeira critica mídia estrangeira por 'histeria' nos Jogos do Rio

Daniel Buarque

10/08/2016 10h20

Mídia estrangeira critica mídia estrangeira por 'histeria' no Rio

Mídia estrangeira critica mídia estrangeira por 'histeria' no Rio

O exemplo da Copa do Mundo de 2014 parece começar a se repetir na Olimpíada. Depois de uma avalanche de reportagens prévias que criticavam a organização do evento global e o nível de preparação da sede dos Jogos, o tom da imprensa estrangeira começou a ser aliviado após o início das competições, mostrando uma imagem mais positiva do país.

Uma das melhores evidências disso é uma reportagem publicada pelo jornal americano "Chicago Tribune", que acusa a mídia internacional de "histeria" em relação à segurança do Rio de Janeiro.

"A manchete do 'Telegraph', uma publicação britânica, reflete isso: 'Por que a Olimpíada do Rio pode ser a competição mais marcada pelo crime'. O mais impressionante é que a reportagem foi publicada na quinta-feira, antes que milhares de atletas conseguissem desfilar durante a cerimônia de abertura sem serem roubados. Reportagens assim deram o tom da narrativa. Elas assustaram os torcedores que viajariam ao Rio e levaram a competições em estádios vazios. É o pior da histeria da mídia", explica a reportagem.

Realmente, o foco nos riscos à segurança de atletas e turistas foi um dos principais destaques na imprensa do resto do mundo nas semanas que antecederam os Jogos, mas a atenção se dispersou desde o início da competição.

Já no Rio, o repórter Teddy Greenstein ouviu atletas que já competiram antes no Brasil e que explicam a situação da violência de forma mais clara: "Cidades grandes são perigosas quando se vai aos lugares errados", disse o americano Casey Patterson.

"Enquanto caminhava procurando um táxi [na madrugada de sábado para domingo], Copacabana tinha uma clima como o do Upper East Side em Manhattan. Não é o lugar mais seguro do mundo, mas está longe de ser ameaçador", complementa.

"Sim, há crime no Rio. Esta é uma cidade com 6,3 milhões de pessoas onde, infelizmente, há alto desemprego e pobreza extrema", diz. "Mas já deu de reportagens apelativas que pintam este lugar como uma espécie de apocalipse urbano."

Mais uma vez a exemplo do que ocorreu na Copa, é possível que o balanço total do tom de reportagens sobre o Rio continue negativo mesmo que a tendência se mantenha. Como a maior parte da cobertura sobre a cidade-sede é divulgada antes dos Jogos, uma análise do período todo pode deixar uma sensação geral negativa, mesmo considerando a virada do tom durante o evento. Ainda assim, é interessante que a postura geral da opinião internacional deixe o Rio com uma impressão mais positiva do que chegou à cidade… Contanto que a tendência se mantenha até o fim da Olimpíada.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo