Topo

Blog do Brasilianismo

Imprensa internacional questiona a segurança do Rio para a Olimpíada

Daniel Buarque

23/06/2016 07h58

Imprensa internacional questiona a segurança do Rio para a Olimpíada

Imprensa internacional questiona a segurança do Rio para a Olimpíada

O Brasil e o mundo têm motivos para se preocupar. Às vésperas da Olimpíada, e em meio a problemas estruturais e financeiros da cidade sede, ameaças à segurança do evento global que vai ser realizado no Rio de Janeiro justificam questionamentos sobre a proteção a atletas e turistas.

A imprensa internacional tem dado muita atenção a este tema, e o noticiário não tem ajudado. O assalto sofrido por uma atleta da austrália reforçou a tensão pré-Jogos.

"Equipes de segurança do Brasil não são as únicas preocupadas com ameaças. No total, oficiais de inteligência de 55 países estão montando escritórios no Rio para monitorar o terreno físico e digital", diz um artigo de opinião publicado pelo jornal norte-americano "Los Angeles Times".

Imprensa internacional questiona a segurança do Rio para a Olimpíada

Imprensa internacional questiona a segurança do Rio para a Olimpíada

Segundo a publicação, uma das maiores preocupações não são os assaltos, entretanto, mas o risco de ataques terroristas.

A boa notícia, aos olhos estrangeiros, é que o Brasil está atento a isso – tanto que vai realizar os Jogos "mais militarizados da história".

"Cerca de 47 mil policiais e 38 mil membros das Forças Armadas vão ser enviados aos Jogos. Isso é mais do que o dobro do contingente de segurança usado na Olimpíada de Londres", diz o texto.

A atenção também gera problemas, segundo o "LA Times". "Grupos que defendem direitos civis estão preocupados com o crescimento da infraestrutura de vigilância", explica.

"O Brasil tem um histórico nada bom em proteger sua própria população, especialmente os moradores mais pobres do Rio", diz.

O mesmo tipo de procupação foi revelado por uma reportagem na revista norte-americana "The Atlantic". "O Brasil conseguirá garantir a segurança dos Jogos Olímpicos?", questionou.

"O Brasil tem uma das taxas de homicídios mais altas do mundo. No fim de semana, homens armados entraram em um hospital – um lugar recomendado para turistas durante a Olimpíada – para libertar um criminoso ferido que era tratado ali. Um paciente morreu e uma enfermeira e um policial à paisana ficaram feridos. E este não foi um incidente isolado. No mês passado, três atletas espanhois foram assaltados à mão armada enquanto iam tomar café da manhã", diz a revista.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo