Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'Valor': Cobertura da Olimpíada impulsiona imagem negativa do Brasil

Daniel Buarque

22/07/2016 13h12

Deu no 'Valor': Cobertura da Olimpíada impulsiona imagem negativa do Brasil

Deu no 'Valor': Cobertura da Olimpíada impulsiona imagem negativa do Brasil

Com a aproximação da Olimpíada, "nunca a imprensa internacional noticiou tanto o Brasil", segundo um longo artigo publicado pelo jornal "Valor Econômico". O problema é que a imagem do país mostrada por esta cobertura estrangeira tem sido bem negativa.

"O que tem ocorrido até agora, no entanto, é uma catástrofe de relações públicas porque, com raríssimas exceções, o material publicado é absolutamente negativo para o país", diz o texto, assinado pelo professor Carlos Eduardo Lins da Silva, livre-docente e doutor pela USP.

O artigo levanta muitos dos casos mais recentes em que o Brasil foi descrito de forma negativa no exterior, com reportagens sobre violência, sobre problemas nos preparativos e movimentações pedindo o cancelamento dos Jogos Olímpicos. Ele cita ainda o segmento do programa Late Show, que ironizou o país.

Com base em estudos sobre o efeito de grandes eventos na imagem do país-sede, Lins da Silva argumenta, entretanto, que não é possível inferir que o Brasil será necessariamente menos bem apreciado em outros países ou verá diminuído o fluxo de turismo ou investimentos.

Este blog Brasilianismo tem acompanhado essa cobertura negativa desde bem antes da Olimpíada, quando as crises econômica e política já dominavam a cobertura relacionada ao Brasil, mostrando essa imagem de forma muito negativa. Desde então, entretanto, destacou que os principais levantamentos sobre a reputação do país indicavam que a impressão das pessoas sobre o Brasil não havia mudado muito. Em um caso específico, o da pesquisa Nation Brands Index, a imagem do Brasil até melhorou no ranking mundial.

Pesquisadores explicam isso com base no fato de que o conhecimento que o resto do mundo tem sobre o Brasil (ou sobre qualquer outro país que não afete diretamente suas vidas) é muito superficial. As pessoas no resto do mundo já têm uma impressão sobre o Brasil, e isso não muda radicalmente com a cobertura da imprensa.

Ainda assim, é interessante ler no artigo publicado pelo "Valor" uma análise aprofundada sobre o caso atual do Brasil.

"O Brasil não precisava da Olimpíada para compensar um déficit de simpatia global", diz. "O objetivo do governo Lula parecia ser mais o de tentar fazer crescer exponencialmente um capital positivo já acumulado" – E foi essa expectativa que ficou frustrada com a cobertura que está acontecendo atualmente.

"Apesar dessa avalanche de más notícias, se o padrão de cobertura revelado pelos estudiosos de Iowa se repetir, durante os Jogos elas diminuirão e depois voltarão ao nível de antes (a não ser que algo realmente muito trágico ainda aconteça, como nos Jogos do México em 1968 ou de Munique em 1972)", diz o artigo.

"Mais provável, o Brasil sobreviverá à atual quase hecatombe de imagem e deverá manter no médio e longo prazos sua apreciação internacional positiva mais ou menos inabalada. No entanto, este desgaste desnecessário, ainda que venha a ser temporário, poderia ter sido evitado."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo