Topo

Blog do Brasilianismo

Al Jazeera denuncia existência de trabalho escravo no Brasil

Daniel Buarque

15/09/2015 12h22

Terceira reportagem da série da Al Jazeera denunciando trabalho escravo no Brasil

Terceira reportagem da série da Al Jazeera denunciando trabalho escravo no Brasil

A rede de notícias Al Jazeera tem dedicado bastante atenção a questões relacionadas a direitos humanos no Brasil. Depois de publicar uma reportagem sobre a situação calamitosa em presídios brasileiros, por exemplo, o grupo árabe (através do seu escritório norte-americano) completou no fim de semana uma série de três longas reportagens denunciando a existência de escravidão no Brasil.

A reportagem mais recente visitou a Mina do Pico (MG), local que diz estar no centro da batalha a respeito de escravidão moderna no país, e denuncia interesses de grandes empresários na manutenção da exploração.

"As alegações surgem enquanto políticos brasileiros debatem proteções contra a escravidão moderna, para a qual há uma definição vaga, que inclui condições degradantes e trabalho em excesso, mesmo que os trabalhadores não sejam mantidos presos. O programa de inspeção do trabalho resgatou dezenas de milhares da escravidão desde 1995", diz.

Capa da primeira reportagem da Al Jazeera sobre escravidão moderna no Brasil

Capa da primeira reportagem da Al Jazeera sobre escravidão moderna no Brasil

A Al Jazeera denuncia que muitas empresas de grande porte têm interesse na manutenção do trabalho sem regulamentação, e que elas ajudam a financiar muitos oplíticos que estão envolvidos no atual debate sobre o tema.

Aprofundada e ilustrada por excelentes fotografias, a reportagem alega que o Brasil já avançou bastante, mas que ainda enfrenta sérios problemas relacionados ao trabalho escravo. "Além de políticos ligados à escravidão, a mudança de configuração do Congresso não apenas ameaça os direitos dos trabalhadores, mas também direitos indígenas e a luta contra o desmatamento da Amazônia", diz a publicação.

Capa da segunda reportagem da série da Al Jazeera sobre trabalho escravo no Brasil

Capa da segunda reportagem da série da Al Jazeera sobre trabalho escravo no Brasil

Antes da reportagem em MG, a série de trabalhos da Al Jazeera sobre escravidão no Brasil tratou do caso de Elenilson da Conceição, que trabalhou como escravo no Pará, mas que acabou libertado.

O segundo texto da série abordou a luta de ex-escravos por direitos na Justiça brasileira. "Essa história ilustra a fraqueza do sistema brasileiro. O dono fugiu, deixando os trabalhadores sem compensação. E há pouco que se possa fazer para evitar que os escravos libertados sejam explorados novamente, mesmo depois de serem resgatados", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo