Guinga e Anitta movimentam imagem da música brasileira na mídia dos EUA
A combinação talvez não seja das mais óbvias, mas dois artistas brasileiros bem diferentes movimentaram neste início de ano a percepção sobre a música brasileira na mídia dos Estados Unidos. Enquanto a rádio pública americana (NPR) publicou um perfil elogioso do compositor e violonista Guinga, a revista Rolling Stone incluiu Anitta em uma série sobre os "músicos mais inovadores da década" em todo o mundo.
"É excepcionalmente raro que um artista brasileiro alcance o mercado internacional de música", diz o texto sobre a cantora. "Ainda assim, aos 26 anos, a superestrela Anitta não apenas dominou a indústria no seu país, como com seus mais de 13 milhões de assinantes no YouTube e 43,6 milhões de seguidores no Instagram, seu poder de estrela rivaliza com qualquer outra diva da música pop."
A série em que a cantora foi incluída trata da década de alguns dos artistas internacionais mais populares. Anitta fala sobre a construção da sua carreira, amizade com outros artistas brasileiros e grandes shows que apresentou.
Enquanto a cantora representa o país no universo da música pop, Guinga é apresentado pela NPR como "o violonista brasileiro amado por músicos de todo o mundo".
A reportagem admite que o compositor brasileiro é relativamente pouco conhecido nos EUA, mas ressalta que ele é um dos músicos mais admirados por outros músicos pelo mundo.
"Guinga pode não estar transformando o mundo com seu violão, mas ele definitivamente faz do mundo um lugar melhor para viver", diz.
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