Agência revela alta do número de brasileiros que pedem asilo nos EUA
Cerca de 18 mil brasileiros foram apreendidos nos Estados Unidos tentando migrar para o país em 2019, um aumento de 600% em comparação com o registro recorde, em 2016, revela uma reportagem da agência de notícias Associated Press, publicada em vários veículos da imprensa em inglês.
Segundo a AP, milhares de brasileiros estão atravessando a fronteira entre o México e os EUA ilegalmente e pedindo asilo alegando sofrer perseguição no Brasil –e citando problemas econômicos, violência e corrupção.
"Como centenas de famílias de Honduras, El Salvador e Guatemala (…), brasileiros têm atravessado a fronteira e pedido asilo. Eles agora formam um quarto dos imigrantes apreendidos em El Paso, e são os migrantes mais apreendidos depois dos mexicanos", diz a reportagem.
"Muitos que chegam do Brasil estão pedindo asilo citando a alta no desemprego no país, e a persistência de corrupção e violência", diz. Segundo a AP, entretanto, a menção a violência não costuma ser o suficiente para os brasileiros conseguirem asilo.
Apesar do tom político implícito no pedido de asilo, a agência explica que a economia pode estar por trás do aumento. A crise econômica que atingiu o Brasil especialmente entre 2015 e 2016, explica, bem como o ritmo lento de retomada e o aumento do desemprego podem ajudar a explicar a maior presença de brasileiros entre os migrantes apreendidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.