Cotação recorde do dólar no Brasil gera preocupação em países vizinhos
A cotação recorde do dólar no Brasil, passando de R$ 4,62 na venda, já cria uma preocupação nos países vizinhos. Reportagens publicadas em jornais da Argentina e do Uruguai, por exemplo, indicam que a região está prestando atenção à situação econômica do Brasil e da sua moeda.
"O real volta a cair, bate recorde e acende alarmes na Argentina", diz uma reportagem publicada pelo jornal La Nación.
Segundo o jornal, como o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina, o movimento da economia brasileira muda a relação entre o real e o peso argentino, o que gera preocupação no país.
"A desvalorização do real pode representar um desafio para a Argentina. O Brasil é o principal destino das exportações locais, e a desvalorização de sua moeda implica perda de competitividade dos produtos locais. Em outras palavras, o que as empresas argentinas fabricam é mais caro para o consumidor brasileiro, enquanto a possibilidade de turistas argentinos passarem suas férias no país é mais barata", avalia.
O recorde da cotação do dólar no Brasil teve destaque ainda no site Infobae, que ressaltou a tentativa do governo brasileiro e do Banco Central de evitar perdas maiores.
O jornal Clarín destacou a notícia do recorde de alta do dólar no Brasil como sendo "A economia de Bolsonaro".
Ainda assim, a reportagem argumenta que especialistas dizem que fatores externos, como a onda de protestos na América Latina e tensões entre EUA e China, afetam o valor da moeda brasileira.
No Uruguai, o jornal El Observador publicou um relato sobre a oscilação cambial do Brasil, e indicou que a variação afeta "parcialmente" a economia vizinha, com uma alta mais leve do que a registrada no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.