Brasil não parece prestes a explodir em protestos, diz editor americano
O governo de Jair Bolsonaro está preocupado e atento com a possibilidade de uma onda de protestos no Brasil como as registradas recentemente em outros países da América Latina. O presidente defendeu o excludente de ilicitude como forma de reprimir manifestações, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a falar em novo AI-5 em caso de protestos. Para o mercado internacional, essa preocupação serviu até mesmo para reduzir o ritmo de reformas econômicas nas últimas semanas.
Para o editor-chefe da revista Americas Quarterly, entretanto, o Brasil não parece "prestes a explodir" em grandes manifestações de rua.
Em um artigo publicado nesta semana, Brian Winter diz que a maioria dos brasileiros está insatisfeita com Bolsonaro, mas "isso não sinigifica que a onda de protestos da América Latina vai se espalhar no país".
Em uma viagem recente pelo Brasil, diz Winter, o país "parece mais calmo e menos combustível do que em outros pontos nos últimos anos".
Sua análise se baseia em conversas com "cerca de 120 pessoas de várias esferas da vida –de varredores de rua e banqueiros a oficiais do governo, oficiais militares aposentados e clientes em uma padaria na Mooca, um bairro de classe trabalhadora em São Paulo".
Winter resume sua avaliação em cinco frases ouvidas com frequência durante essa viagem pelo Brasil, e que, segundo ele, explicam como os brasileiros veem a situação do país: "É o que tem para hoje", "Todos estamos com medo", "Não tem problema de segurança hoje em São Paulo", "A corrupção deu uma melhorada" e "Quem vai comprar nosso produto?".
Apesar da avaliação de que o Brasil não parece se encaminhar para protestos, Winter deixa claro que a situação em várias partes do mundo é volátil e difícil de prever.
"Se aprendemos uma coisa desde que essa onda de protestos começou no início de outubro, é humildade. Praticamente ninguém viu o Chile chegando, por exemplo. Há algo no ar no final de 2019 –e não apenas na América Latina. A melhor estratégia é manter os olhos e a mente abertos."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.