Investidores minimizam libertação de Lula, mas incerteza política preocupa
A reação imediata dos investidores internacionais à libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugere que Wall Street não está tão preocupada assim com a situação do Brasil após a decisão do STF.
"O Brasil pode viver com Lula livre", diz uma reportagem publicada pela revista Forbes.
O texto argumenta que é possível prever alguma tensão por conta da incerteza política, mas o Mercado vê Lula como uma notícia velha, "com pouca capacidade de criar mobilização além da sua base tradicional".
"Após as negociações no mercado sugerirem que Wall Street não está preocupado com Lula. O fundo negociado em bolsa iShares MSCI Brazil (EWZ) estava sendo negociado em alta na sexta-feira após o fechamento. Se os mercados emergentes ficarem bem na segunda-feira, o Brasil ficará bem. Se o Brasil for mal, a culpa é de Lula", diz a Forbes.
A revista alerta para os riscos advindos de um possível aumento da polarização política, com agitação e incerteza, o que poderia afetar a economia de forma mais dura.
Por outro lado, ressalta que investidores continuam apostando que Bolsonaro deve manter controle da agenda econômica para aprovar as reformas que são esperadas do atual governo.
"A conclusão: fique atento a qualquer tentativa de trazer o caos ao Brasil e que seja recebida com apoio virtuoso da imprensa por conta da 'crescente desigualdade' –uma desigualdade causada inteiramente pela economia que o PT explodiu– mas o caos será de curta duração", avalia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.